DIHK amplia cooperação com rede de ex-alunos

 

Em todo o mundo, vivem milhares de pessoas que passaram uma temporada de estudos, de pesquisa ou de intercâmbio educacional na Alemanha. Para as empresas alemãs no exterior, esses ex-alunos são contatos muito valiosos e, por isso, as Câmaras alemãs querem interagir mais com eles.

Nesse sentido, a Confederação das Câmaras Alemãs (DIHK, na sigla em alemão) e a Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, também na sigla em alemão), assinaram um memorando de entendimento para promover a integração entre as Câmaras e o portal destinado a estrangeiros que frequentaram instituições educacionais alemãs, os alumni.

"Os alumni são geralmente bem qualificados, falam alemão e estão familiarizados com ambas as culturas. Portanto, são importantes contatos para a economia alemã no exterior, tanto como potencial força de trabalho, bem como profissionais em posições-chave", destaca Volker Treier, vice-gerente geral e chefe do setor Internacional no Conselho das Câmaras de Comércio Alemãs.

A plataforma Alumni Deutschland foi criada pelo GIZ, que atua como gerente, em parceria com a Fundação Alexander von Humboldt, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o Instituto Goethe e o Centro Internacional para Migração e Desenvolvimento (CIM) e tem como principal objetivo cultivar relações com esses alunos e torná-los acessíveis. O DIHK coordena e representa as 120 câmaras de comércio alemãs – as chamadas AHKs – que estão distribuídas por 80 países.

Futuramente, as AHKs e o Portal Alumni deverão ampliar sua cooperação para diversas áreas. Os parceiros pretendem, por exemplo, estabelecer uma interface na área de recrutamento de especialistas. Além disso, eles avaliam a possibilidade de realizar eventos técnicos e sociais em conjunto, bem como de fortalecer o uso do portal como rede de conexão entre esses ex-alunos e as empresas.

Com isso, DIHK e GIZ fortalecem sua cooperação estratégica existente desde 2010, visando gerar sinergias entre a promoção do comércio exterior e a cooperação para o desenvolvimento.

Alumni Deutschland
Alumni Deutschland