Na última quinta-feira (12) membros da Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) se reuniram no município de Campo Limpo Paulista (SP), na fábrica da thyssenkrupp.
Recepcionados por Paulo Alvarenga, Presidente da AHK São Paulo e CEO da thyssenkrupp para América do Sul, o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto a planta da companhia e suas principais soluções.
Após dar as boas-vindas ao grupo, Paulo Alvarenga compartilhou um pouco da história da thyssenkrupp, o papel da companhia na transformação verde e a nova economia do hidrogênio e exibiu detalhes do Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT), considerado o mais inovador projeto de construção naval desenvolvido no Brasil, com mão de obra local e transferência de tecnologia.
Lançada em agosto, a fragata tem alto poder combatente, é capaz de proteger a extensa área marítima brasileira, com mais de 5,7 milhões km², a “Amazônia Azul”, além de ter a capacidade de realizar operações de busca e salvamento, monitorar e combater ações de poluição, pirataria, pesca legal, dentre outras ameaças, e atender a compromissos internacionais. Saiba mais aqui.
Durante o encontro, Barbara Konner, Vice-Presidente Executiva da Câmara Brasil-Alemanha, e Stephanie M. Viehmann, Diretora de Comunicação da AHK São Paulo, destacaram os momentos nos quais a instituição está inserida na programação do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que acontecerá no dia 22 e 24 de setembro em Wolfsburg, na Alemanha. Entre as temáticas levantadas estão o importante acordo de bitributação de ambos os países. Brasil e Alemanha já tiveram um acordo para evitar a bitributação, que vigorou por quase 30 anos. Em virtude das evoluções dos acordos recentes assinados pelo Brasil, o momento é propício para o lançamento de novas negociações entre os países. Dra. Claudia Bärmann Bernard, Diretora Jurídica da AHK São Paulo, pontuou que durante o EEBA os resultados do estudo encomendado pela Câmara à Têndencias Consultorias serão apresentados. O objetivo foi mapear e quantificar os impactos da falta de um acordo de bitributação entre o Brasil e a Alemanha.
Alexander Seitz, Vice-Presidente da AHK São Paulo e Chairman Executivo da Volkswagen para a Região América do Sul, também participou da programação da reunião reforçando o seu papel como Embaixador da São Paulo Oktoberfest. A festa, que faz parte oficial do calendário de eventos da cidade de São Paulo, integra as comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. Os associados da Câmara contam com condições especiais para participar. Interessados podem entrar em contato com a instituição por meio do e-mail ahkbrasil@ahkbrasil.com
Ainda no primeiro momento da reunião, Pablo Fava, Vice-Presidente da AHK São Paulo e Presidente da Siemens Brasil, compartilhou com o grupo detalhes sobre uma nova iniciativa da entidade: o Deep Techs for Industry Decabornization, um programa de aceleração baseado em desafios de acordo com os setores definidos pelas empresas âncora para identificar startups disruptivas. Com essa conexão, as empresas âncora dos desafios se antecipam à crescente demanda mundial por industrialização sustentável, alavancando e otimizando investimentos via incentivos locais e internacionais. As deep techs participantes, por sua vez, são aceleradas para o go-to-market, recebem incremento da prontidão tecnológica e do valuation.
Paralelamente, a iniciativa contará ainda com um segundo pilar, o Talents for Industry Decabornization, um programa de capacitação de jovens para impulsionar a descarbonização da indústria por meio da inclusão produtiva e qualificação em conceitos de economia verde e práticas sustentáveis.
O programa será lançado no 12º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, em 30 de outubro, e terá início em janeiro de 2025.
Após as apresentações, a Diretoria realizou uma visita às instalações da planta da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, a maior planta de virabrequins do mundo. Acompanhado por Amadeu Crodelino, CEO thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, o grupo pode conhecer todas as etapas de produção da planta.