Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo discute perspectivas para os principais setores da economia em 2023

Foto: AHK SP.

A Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) se reuniu na última sexta-feira (27) para discutir perspectivas multissetoriais no Brasil para o ano de 2023.

Tradicionalmente a reunião é aberta com a participação da Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg, que neste encontro palestrou sobre a situação política e econômica da Alemanha. Martina complementou sua análise compartilhando as impressões alemãs sobre o novo contexto político brasileiro. “O candidato Lula venceu essa eleição democraticamente e essa nova equipe política traz também a chance de uma revitalização verdadeira nas relações entre Brasil e Alemanha. Isso já foi demonstrado pela presença do Presidente da Alemanha e da Ministra do Meio Ambiente na posse do novo Presidente”, disse.

Ela relembrou ainda que as últimas Consultas Governamentais entre os dois países foram realizadas há 10 anos e há interesse mútuo para que sejam feitas novas consultas o quanto antes. “Esperamos que o Brasil exerça o papel de âncora de estabilidade na América Latina, se posicionando como um lugar atraente para produção de energias renováveis, e agora é o momento certo para discutir esses temas.”

Dando início às análises multissetoriais, alguns membros da Diretoria foram convidados para compor um painel e compartilhar suas impressões. Adriana Aroulho, da Presidente da SAP Brasil, deu início às análises, compartilhando dados sobre o setor de tecnologia, que em 2021 movimentou aproximadamente R$ 600 bilhões. Ela destacou que a pandemia alavancou muitos investimentos em digitalização, acelerando um processo que já estava em crescimento. Contudo, esse avanço evidenciou uma carência: “Este é um segmento empregador que ainda conta com um déficit muito expressivo de mão de obra qualificada. Existe um potencial de crescimento enorme aqui, precisamos apenas endereçar de forma estratégica a questão de qualificação de profissionais”, frisou.

Manfredo Rübens, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Presidente da BASF para América do Sul, ficou responsável pela análise da indústria química. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em 2021 o setor registrou no Brasil um faturamento de 150 bilhões de dólares, alçando o Brasil a sexto maior mercado mundial e evidenciando um grande potencial de crescimento. Um dos pontos destacados por Rübens foi o alto nível de ociosidade da indústria química no Brasil. “Atualmente registramos 72% de utilização de capacidade instalada, um nível bem expressivo de ociosidade. Ainda falta um programa estruturado de apoio para a indústria brasileira. Isso é essencial, pois a indústria química atende todas as cadeias de valor”, destacou.

Em seguida, Pablo Fava, CEO da Siemens, foi convidado para compartilhar um breve panorama da indústria eletrônica. Trazendo dados colhidos pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), ele destacou que o setor vê com otimismo o ano de 2023: 54% das companhias esperam crescimento ainda no primeiro semestre deste ano. “O Brasil está se posicionando como um hub de transformação digital para a América Latina”, frisou. Entre os principais desafios listados por Fava para o setor está a alta dos preços de componentes, especialmente semicondutores.

Stephan Wilken, CEO do Deutsche Bank, trouxe ao grupo uma breve descrição do cenário nacional no âmbito do setor financeiro. “As perspectivas globais permanecem bem frágeis. A economia brasileira vai andar de lado por um tempo e por isso é tão importante que o novo governo defina uma estratégia econômica, pois só com previsibilidade no setor econômico poderemos garantir a atratividade de investimentos”, destacou.

Em seguida, Felipe Bonifatti, Senior Director South America & Caribbean do Lufthansa Group, foi convidado a compartilhar suas percepções a respeito do setor aéreo, um dos mais afetados pela pandemia. “O setor vem apresentando um ritmo consistente de recuperação, nos voos domésticos a oferta de assentos já retomou os níveis pré-COVID”, afirmou, complementando que há ainda uma preocupação de como o aumento dos preços dos combustíveis e da inflação impactará os negócios nos próximos meses. Entre os temas de destaque para o setor, Bonifatti listou os aspectos regulatórios e a judicialização excessiva do segmento no Brasil.

Gastón Perez, Presidente e CEO da Bosch, contribuiu com muitas informações sobre economia verde e mobilidade. Explicando desafios em relação à inserção massiva do carro elétrico no Brasil, especialmente pelo custo ainda elevado em relação à realidade da maioria dos brasileiros, Perez destacou que o etanol deveria receber mais incentivos, pois é menos poluente e mais acessível se comparado com a gasolina.

A primeira Reunião de Diretoria de 2023 marcou também a primeira participação de Barbara Konner, que assumirá o posto de Vice-Presidente Executiva da instituição. Em seu discurso, Barbara ressaltou a importância da AHK São Paulo na rede global de câmaras alemãs e o papel. “Estamos nesse momento muito focados nas visitas de autoridades políticas ao Brasil. Esse é um momento único nas últimas décadas para as relações bilaterais, trazendo boas oportunidades para a América Latina, especialmente para o Brasil, com potenciais infinitos”, afirmou.