No dia 13 de novembro, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo)promoveu mais uma edição do Dual Day, um evento informativo para disseminar as vantagens do modelo alemão de formação dual e compartilhar cases com as empresas interessadas em aderir à iniciativa.
A Grob do Brasil, localizada em São Bernardo do Campo, foi escolhida para sediar este encontro. Com o apoio da AHK São Paulo, a companhia deu início à sua primeira turma pelo método alemão de formação dual. “Estamos felizes por ter conseguido viabilizar uma turma com 8 alunos, os primeiros a passarem pela grade do dual aqui na nossa empresa. Este foi um passo estratégico para a GROB, não apenas no investimento na qualificação de mão de obra, mas também para apoiar o Grupo GROB no recrutamento de talentos no mundo todo”, explicou Marco Schäfer, Gerente de Gestão e Desenvolvimento Empresarial da Grob do Brasil.
Ao longo do evento, outras companhias e instituições de ensino compartilharam suas boas experiências com o modelo de formação, destacando seu impacto na retenção de talentos e nos ganhos em competividade. Participaram da discussão Jan Detmering, Diretor da Formação Profissional Dual do Colégio Humboldt; Corinna Gruener, Coordenadora da Formação Profissional Dual do Colégio Humboldt; Hendrik Wolken, Country Manager Brazil da Deugro; Marcelo Ermel, Coordenador de Ciências Contábeis da Universidade Mackenzie; Thomas Grieme, Head of Office da Rödl & Partner; Cleiton Rodrigues, Instrutor de Curso Profissionalizante da Grob do Brasil; e Anna Rodrigues, Coordenadora de Desenvolvimento Pessoal & Organizacional da Grob do Brasil.
Sobre a formação dual
Modelo centenário e muito difundido na Alemanha, a formação profissional dual é um sistema de educação que combina o aprendizado teórico em sala de aula com a prática em empresas. Reconhecido por formar profissionais altamente capacitados e preparados para atender aos desafios do mercado de trabalho, o modelo oferece aos alunos a oportunidade de aprender conteúdos teóricos relevantes enquanto aplicam esses conhecimentos em situações reais nas empresas parceiras.
Adicionalmente, garante que as necessidades das indústrias sejam atendidas com precisão, por meio de uma grade curricular diferenciada, redução de custos admissionais e de recrutamento e seleção, aumento expressivo na competitividade, entre outras vantagens.
Na Alemanha, por exemplo, 40% dos jovens optam por fazer uma qualificação profissional após o colégio. Já as empresas enxergam na formação profissional uma vantagem competitiva e estão interessadas em familiarizar a nova geração de talentos com seus processos internos.
No Brasil, a AHK São Paulo há décadas tem sido um importante elo na promoção dessa metodologia, trazendo empresas e instituições educacionais para colaborar no desenvolvimento de novos talentos.
Além dos cursos de Nível Técnico, como Mecatrônica, o modelo dual também se aplica em cursos de Nível Superior, em parceria com a Universidade Mackenzie, para o curso de Ciências Contábeis 4.0, e Ânima Educação, para o curso de Engenharia da Computação.
Para mais informações sobre o modelo dual de formação profissional, clique aqui.