Michael Glos lidera Grupo Parlamentar bilateral

O Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha do Bundestag (Parlamento Alemão) possui uma nova composição desde o início deste ano. Presidido pelo político Michael Glos, da coalizão União Democrata Cristã da Alemanha (CDU) e Social Cristã (CSU), o grupo é integrado por outros quatro parlamentares – Manfred Zöllmer, Joachim Günther, Niema Movassat e Bärbel Höhn – cuja missão é estabelecer um diálogo com o Congresso brasileiro, trocar experiências e incentivar negócios bilaterais.


Além do Brasil, o Bundestag possui mais três grupos de trabalho na região: México, América Central (Belize, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti,Honduras, Jamaica, Cuba, Nicarágua e Panamá) e América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela).


Ex-Ministro da Economia e Tecnologia do Governo Angela Merkel (2005-2009), Glos também foi líder da bancada de seu partido no Parlamento, durante 12 anos. O político falou ao BRASIL ALEMANHA NEWS sobre o Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha, do qual será presidente até 2014, quando termina o atual mandato.


Confira alguns trechos abaixo:


BAN – Desde quando existe esse grupo no Parlamento alemão?


MG – O Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha foi constituído em 8 outubro 1981. Existe desde então, sem interrupção.


BAN – Como funciona o Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha?


MG – O novo mandato do Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha foi nomeado em fevereiro deste ano. Tal como acontece com todos os outros 54 grupos de parlamentares do Bundestag, o objetivo principal é manter um diálogo permanente com lideranças políticas do Congresso Nacional. Em primeiro lugar está a troca de informações e opiniões entre os parlamentares, além de realizar contatos com autoridades governamentais e representantes da sociedade civil. Isso é feito por meio de um diálogo regular com o embaixador brasileiro na Alemanha.


BAN – Quais são os principais temas do grupo para este ano?


MG – O Grupo Parlamentar pode convidar uma delegação de até oito deputados brasileiros para vir até a Alemanha, como aconteceu no último mandato, em dezembro de 2008. Também podemos organizar uma missão comercial para o Brasil. Mas até o momento ainda não há planos concretos de viagens ou delegações.

Divulgação/Michael Glos
Divulgação/Michael Glos