Estudante do 8° ano vence a 3ª edição do jogo Gênios da Ciência, da Fundação Siemens em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

Foto: Divulgação AHK São Paulo

Iago Alves Dias, estudante do 8º ano do Colégio Instituto S do Saber, de Ilhéus, Bahia, é o vencedor da terceira edição do jogo online Gênios da Ciência. Lançado em 2017, o jogo educacional faz parte do projeto Experimento 10+ da Fundação Siemens, desenvolvido em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, e busca compartilhar conhecimentos científicos em um ambiente virtual onde o estudante pode explorar a criatividade e manter-se entretido enquanto aprende.

Ao todo, quase 4 mil estudantes já participaram da iniciativa e tiveram suas formações impactadas pela utilização da tecnologia como aliada do ensino fundamental.

Desenvolvido para estudantes entre 10 e 14 anos, o jogo apresenta uma cidade cheia de desafios nas áreas de saúde, higiene, energia, meio ambiente e sustentabilidade para os alunos solucionarem usando a investigação e aplicando o pensamento científico. “Pude observar que o Iago se sentiu desafiado a buscar diversas alternativas para a solução de um mesmo problema, e ficava animado a cada descoberta”, contou a mãe do vencedor, Débora Alves dos Santos.

Um dos principais objetivos do projeto é apresentar situações convencionais, para que o aluno possa associá-las aos acontecimentos da rotina e internalizar o conhecimento. Débora comentou: “As partes práticas também foram essenciais para a fixação do aprendizado, e ele pôde visualizar conceitos que já havia estudado na escola”. 

O engajamento das escolas é parte fundamental da implementação do projeto como ferramenta na busca por um ensino prático de qualidade. Parte do corpo docente que leciona para Iago Dias, a professora Jeane de Fátima compartilhou os resultados observados em sala de aula. “A realização do experimento e a percepção das respostas propiciou um conhecimento científico, pois todos envolvidos interagiram e investigaram sobre os experimentos. A inovação em uma atividade virtual despertou muita curiosidade”, relatou. Jeane compartilhou ainda o interesse em continuar com atividades semelhantes na sala de aula: “Estou certa de que este foi o primeiro de muitos experimentos a serem realizados nas próximas edições”.

Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo,  destacou a importância da iniciativa para aproximar os estudantes do conhecimento científico por meio de tecnologias que já estão presentes na rotina dos adolescentes. “A parceria com a Fundação Siemens neste projeto é de grande importância para nós, pois também acreditamos na digitalização em sala de aula e na otimização do ensino. As novas gerações pensam de forma diferente e é necessário se adaptar a isso para que a sociedade continue evoluindo e inovando.”

O jogo segue disponível, para acessar basta clicar aqui.