Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo apoia Fórum Internacional da Equidade Racial Empresarial

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) está apoiando a realização do Fórum Internacional da Equidade Racial Empresarial 2023. O Fórum é uma criação e realização da Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial e tem como finalidade reunir empresas e instituições do Brasil e do exterior, com o propósito de informar, conscientizar, sensibilizar, estimular e realizar o enfretamento e combate ao racismo e a intolerância racial, promover a inclusão e ampliar e fortalecer a presença de profissionais negros no ambiente corporativo e na vida empresarial. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da instituição.

Fundada no ano de 2015 e integradas primeiramente pela Universidade Zumbi dos Palmares, Banco Bradesco, Coca Cola e Carrefour, a Iniciativa Empresarial reúne 80 Empresas e Instituições, tendo como propósito promover um ambiente de tolerância, equidade e igualdade racial na participação e acesso às oportunidades, ampliação e fortalecimento da participação de profissionais negros no ambiente corporativo, bem como a promoção da equidade racial na cadeia de valor das empresas.

Realizado anualmente, o Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial reúne, presidentes e demais dirigentes de empresas, autoridades e personalidades corporativas, acadêmicas e do ambiente legal nacional e internacional para promover debates, reflexões, atualização e ampliação da agenda de diversidade racial empresarial do Brasil, bem como, para conhecer os resultados do Índice de Equidade Racial Empresarial. Esse ano, ainda, haverá o lançamento da Carta da Equidade Racial Empresarial.

O Fórum conta com diversos espaços e discussões que abordam todo o universo empresarial, passando pela Conferência e Cerimônia de Abertura, Encontro de Presidentes, Recursos Humanos, Integridade e Compliance, Auditorias, Regulação e Fiscalização, Tendencias Jurídicas e Legal, Sensibilização e Mobilização, Cadeia de Valor e Engajamento, Comunicação e Cases de Destaque.

Neste ano de 2023, O Fórum Internacional será sediado na FIESP–Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, e terá como realizadores, além da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a FIESP, o Mover – Movimento Empresas pela Equidade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI +, a ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Presidência da República e terá como tema central a Neoindustrialização, a Inclusão e a Diversidade.

A partir da nova formulação da descarbonização da economia e estruturação e consolidação de uma economia verde, o Fórum debruça sobre as valiosas e potentes ações que possam garantir a ampliação da inclusão, participação das minorias sociais, bem como, da construção de mecanismos e políticas públicas e privadas que permitam o fortalecimento, o financiamento e a consolidação da diversidade racial como valor social, empresarial e corporativo relevante.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.