Conferência debate conduta empresarial responsável

3

No último dia 11 de abril, aconteceu na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a III Conferência Internacional de Conduta Empresarial Responsável – Brasil e União Europeia. O objetivo da conferência foi, além de propor um debate, disseminar melhores práticas sobre a Conduta Empresarial Responsável (CER) com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8* e 10*, por meio da apresentação de estratégias implementadas por empresas brasileiras e europeias.

Thomas Timm, Vice-Presidente Executivo da Câmara Brasil-Alemanha, que na ocasião representava a Eurocâmaras como Secretário Geral, participou da abertura do evento. Timm comentou que, infelizmente, os objetivos sustentáveis não são obrigações legais para as empresas, mas que a Eurocâmara está engajada para que elas cumpram esses objetivos. O momento contou também com a presença de João Gomes Cravinho, Embaixador da União Europeia; Nicola Ardito, Chefe da Seção de Assuntos Comerciais da Delegação da União Europeia; Nelson Pereira dos Reis, Vice-Presidente e Diretor Titular do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp; Grácia Fragalá, Diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social e Vice-Presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Fiesp, e Thomaz Zanotto, Diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp.

O evento foi dividido em dois painéis, sendo que cada um focou em uma ODS em questão. Desta forma, o primeiro painel colocou em pauta a promoção do emprego pleno, produtivo e decente como mecanismo de gerenciamento de riscos para a consolidação das cadeias globais de valor (ODS 8).  Já o segundo painel, focou no ODS 10, trazendo como temática o diferencial da sustentabilidade como vantagem competitiva no mercado internacional, contribuindo com negócios que reduzam as desigualdades sociais (ODS 10).

No final do evento, a Diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp, Grácia Fragalá, falou sobre a relevância desse tipo de evento. Para ela, essa parceria com a União Europeia e a 3ª conferência têm ajudado a consolidar esse pilar social, que é o mais difícil dentro da sustentabilidade. E o papel que a indústria tem é o de gerar empregos de melhor qualidade, o qual ajuda a reduzir a desigualdade social.

O intuito do evento foi, portanto, compartilhar como o desafio de construir um modelo de negócio competitivo e que, simultaneamente, promova o crescimento econômico, a geração de empregos dignos para todos, e o empoderamento econômico e social dos grupos vulneráveis, gera novas oportunidades para fortalecer a participação das empresas nas Cadeias Globais de Valor (CGV).

Sobre os ODS 8 e 10
ODS 8*: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

ODS 10*: Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

Foto: AHK São Paulo