De identificação microbiológica a realidade aumentada, Startups Connected une startups a empresas

Foto: Freepik

Anualmente a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo promove conexões entre empresas alemãs e startups por meio de seu programa de aceleração, o Startups Connected. Em sua 5ª edição, realizada em 2020, foram propostos 7 desafios, que alcançaram dezenas de startups interessadas em apresentar as suas soluções.

Voltado para encontrar soluções disruptivas para dores reais da indústria, o programa se destaca pelo desenvolvimento de projetos-piloto com o apoio de grandes multinacionais.

Um dos pontos levantados nessa edição foi o monitoramento de possíveis contaminações em processos industriais, principalmente relacionados a produção de alimentos para consumo humano ou agrícola. No desafio We Care – Qualidade de Vida, Saúde, Conforto e Bem-Estar, proposto pela BASF, a startup NanoChemTech foi acelerada após apresentar uma solução para identificação microbiológica.

O primeiro produto da startup, hoje em fase de validação, é um kit de identificação composto por tiras reagentes e leitor específico, utilizando Inteligência Artificial e Big Data, que possibilita a obtenção de um resultado de identificação microbiológica seletiva para principais patógenos no ambiente. Esse kit disponibiliza, dentro de 30 minutos, a confirmação se o microrganismo de interesse está presente no ambiente. A versatilidade desse produto possibilita a aplicação em diferentes áreas, além da área médica, como área agrícola, agropecuária e meio ambiente.

Durante o processo de cocriação, a NanoChemTech foi apresentada a diferentes possibilidades da utilização de sua tecnologia em diferentes áreas. “Identificamos uma solução inovadora de detecção com potencial de aplicação em diferentes segmentos que atuamos. Após uma discussão em grupo com representantes das áreas de negócios validamos em seguir com uma prova de conceito ligada a nutrição animal. Pudemos o vivenciar o comprometimento na construção da proposta e validação conjunta do ponto de partida uma vez que identificamos diversas possibilidades de aplicação da tecnologia proposta pela NanochemTec”, afirmou Rony Sato, Technology and Innovation Manager da BASF.

“Conjuntamente foi adotada a aplicação dessa tecnologia no controle de contaminação de ração animal, especialmente suínos e frangos. Para o controle das rações, é necessário o monitoramento microbiológico que é realizado de forma tradicional, ou seja, podendo apresentar os resultados em um tempo não viável. Por outro lado, testes rápidos podem ser utilizados, porém com o limite de detecção relativamente altos, não conseguem detectar possíveis contaminações”, explicou Gabriela Byzyznski, Co-founder/CEO da NanoChemTech, completando que o sistema da startup possibilita uma identificação rápida, precisa e sensível pode evitar grandes danos ou perdas na produção de lotes de ração. “Dessa forma, os produtores podem garantir qualidade de seus produtos além de um possiblidades mais adequadas para atingir condições especificadas para exportação de seus produtos, aumentando assim seu potencial econômico.”

Já no desafio Realidade Aumentada na Indústria e Infraestrutura, proposto pela Siemens, a expectativa era encontrar uma solução que trouxesse a diferentes níveis de usuários informações precisas e rápidas para amparar a tomada de decisão, seja ela no chão da fábrica ou no home-office do gerente da operação.

Estevao Veloso Araújo, Gerente de operações na Siemens, explicou o interesse da empresa pelo tema. “Um ambiente produtivo é composto de vários processos, ferramentas e máquinas que acabam gerando muitas informações não só para o operador, mas também para a gestão que se baseia nessas informações geradas para tomadas de decisão. Neste contexto, imaginamos que a realidade aumentada poderia agregar em nosso dia a dia, trazendo mais agilidade para tomadas de decisão, aumentando a disponibilidade de informações produtivas de uma forma rápida e interativa. Sendo assim, escolhemos o processo de planejamento da produção para que fosse possível obter informações relevantes deste tema durante caminhadas regulares em nosso chão de fábrica. Com este desenvolvimento espera-se maior clareza de alguns processos e, consequentemente, aumento de desempenho futuro”, afirmou Araújo.

A startup Mediasoft recebeu com empolgação a notícia de sua aceleração e desenvolvimento de projeto-piloto. “Ficamos super entusiasmados quando soubemos que a Mediasoft havia sido escolhida como a startup vencedora do desafio proposto pela Siemens no programa Startup Connected. A condução das etapas por parte do time Startups Connected norteou nosso foco e todas as reuniões virtuais, assim como, as dinâmicas realizadas, visita à fábrica e alinhamentos dos objetivos, foram precisos e assertivos. Foram 3 meses intensos, nos quais tivemos total apoio da equipe Siemens e do time do programa”, contou Fabiano Garcia, CEO da Mediasoft.

Sobre o Startups Connected

O Startups Connected é o programa de aceleração da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Por meio dele, empresas e startups selecionadas trabalham em um projeto de inovação concreto, baseado em um desafio empresarial.

As inscrições para a 6ª edição do Startups Connected serão abertas no dia 30 de junho. Os empreendedores interessados em apresentar suas soluções podem conferir os detalhes dos desafios e as empresas participantes no site da iniciativa.