Experts alemães apresentam soluções em Conferência de Tecnologias Híbridas

Foto: Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

A Câmara Brasil-Alemanha realizou nesta terça-feira (10) a Conferência de Tecnologias Híbridas: Solar, Eólica e de Armazenamento. Com mais de 100 participantes, o evento reuniu experts alemães para apresentar soluções de tecnologia híbrida e de armazenamento de energia renovável.

Na abertura da Conferência, Thomas Timm, Vice-Presidente Executivo da Câmara Brasil-Alemanha, reforçou o engajamento da instituição em temas relacionados à sustentabilidade. “A AHK São Paulo não apenas apoia essa iniciativa, mas está profundamente engajada no tema sustentabilidade e geração de energia sustentável. Os ODS da ONU fazem parte do nosso cotidiano e esse evento se encaixa perfeitamente no nosso novo alinhamento”, declarou.

Em sua apresentação, Angelika Frahan-Reimpell, Diretora da Iniciativa de Exportação de Energia do Ministério da Economia da Alemanha, compartilhou com os participantes mais detalhes da inciativa e mostrou entusiasmo com o potencial brasileiro no setor. “O mercado energético brasileiro carece de novos modelos de negócio. Nosso objetivo com este consórcio é oferecer uma solução completa para nossos parceiros”, afirmou, completando ainda que o objetivo do evento é apresentar novas soluções das tecnologias híbridas e criar uma plataforma para troca de contatos. “O armazenamento de energia vai trazer mudanças profundas para o mercado brasileiro!” afirmou Frank Eibisch, da BC Berlin.

Em seguida, Markus Vlasits, Coordenador de Grupo de Trabalho de Tecnologias e Armazenamento da Associação Brasileira de Energia Solar, explicou aos presentes a importância da exploração de energias renováveis para o Brasil. Para exemplificar, ele apresentou um projeto já realizado em Fernando de Noronha que combina as energias eólica e hidrelétrica. O sistema é utilizado durante as altas temporadas para compensar o alto consumo de energia, fazendo com que o combustível Diesel seja somente utilizado em emergências.

Vlasits palestrou ainda sobre “Time of use optimization”, um modelo de sistema que armazena energia durante o dia, para ter energia disponível durante a noite. Esse sistema é uma das soluções do grupo Smart Hybrid para períodos sem sol e com bastante chuva ou para negócios de alto consumo em áreas de baixo fornecimento. “A vantagem dos armazenamentos é que no caso de parada da rede é possível entrar com uma bateria sem interromper os processos. As baterias trazem mais competitividade para plantas convencionais”, disse David Haberschusz, ISEA/RWTH.

Essas baterias conseguem compensar desigualdades na rede e armazenar energia não dedicada, o que gera a possibilidade de vender esses excedentes, trazendo o ROI mais rápido e aumentando os lucros.

Todos os exemplos compartilhados pelos painelistas evidenciaram que o uso de energia renovável não é um assunto recente. O cerne da questão é como implementá-la de um jeito sustentável e lucrativo. Pensando nisso, o consórcio Smart Hybrid apresenta uma solução customizada para as necessidades de cada empresa. 

Quatro empresas especializadas compõem a iniciativa: a skytron energy é especialista em softwares para o monitoramento e a análise de performances em plantes de energia. A bejulo é experiente em projetos para diferentes sistemas de energia solar de médio ou grande porte. A empresa Tesvolt é especializada em sistemas de armazenamento de alta performance para empresas comerciais. Já a REA Consult é uma empresa especializada na viabilização de investimentos e gestão de transações em energia renovável.

Para encerrar a Conferência, os representantes do grupo apresentaram cases de sucesso e responderam às perguntas dos participantes sobre os principais desafios, possibilidades de sistemas e adaptabilidade das instalações.