Governador de PE fala sobre oportunidades no Estado

O Governador do Estado de Pernambuco (PE), Eduardo Campos (PSB), esteve em São Paulo, nesta segunda-feira (1), para se reunir com representantes de empresas alemãs, em um encontro promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

Durante a reunião, o governador fez um discurso sobre o crescimento econômico de Pernambuco e as oportunidades de investimentos e negócios na região, além de mostrar um panorama geral sobre o crescimento do Porto de Suape, um dos maiores da América Latina e o principal concentrador de cargas do Nordeste.

Suape se destaca pela proximidade com portos e aeroportos brasileiros e do resto do mundo, tendo interligação com mais 160 terminais de outros continentes. Com uma infraestrutura completa de estradas, cais e terminais, o Complexo Portuário de Suape ainda abriga pólos industriais segmentados. O investimento de R$ 3 bilhões para a construção de uma montadora de automóveis da Fiat, por exemplo, vai gerar aproximadamente 3.500 novos empregos diretos, e funcionará a partir de 2014, conforme o Governador.

Eduardo Campos falou também sobre os incentivos fiscais concedidos aos empreendimentos que atuam na região, estimulando a geração de empregos e o fortalecimento da economia local.

Nos últimos anos, o governo criou pelo menos 60 novas escolas técnicas de capacitação profissional, especializadas principalmente em inovação e engenharia.

Atualmente, o Porto de Suape tem 59% de sua retroárea em área de preservação ambiental e faz parte do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, que tem como objetivo mobilizar governos e instituições públicas e privadas para alcançar a conservação do bioma. A medida promete ajudar o Programa Suape Sustentável, lançado pelo governador no mês de junho, que pretende conciliar empreendimentos e sustentabilidade.

Desde 2004, o volume de cargas conteinerizadas (toneladas) dobrou, e a meta para os próximos cinco anos é quintuplicar o valor já atendido pelo porto.

Luiz Machado/ Imagem Corporativa
Luiz Machado/ Imagem Corporativa