Governador João Doria participa de reunião com a Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

Na última sexta-feira (24), o Governador do Estado de São Paulo, João Doria; a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen; o Secretário de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, Júlio Serson; e Luiz Álvaro Salles, Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo participaram da reunião de Diretoria online da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Com o intuito de discutir as ações implementadas no combate ao coronavírus, a reunião abordou ainda formas de cooperação entre o empresariado alemão e o Governo Estadual.

“O maior estado do Brasil e maior potência da América Latina pode sofrer muito com essa crise. Neste momento, nossa prioridade é salvar vidas. Nossas maiores carências são os respiradores e cestas de alimento solidário para ajudar as famílias em estado de vulnerabilidade”, declarou Doria, reforçando ainda que a aproximação com o empresariado alemão é muito importante para o desenvolvimento do estado e superação da crise.

Durante o encontro, a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen da Silva, apresentou mais detalhes do Plano São Paulo, prevendo de 50 a 70% de isolamento social. “Nós planejamos uma volta gradual e responsável da atividade econômica”, afirmou. Ela revelou também que a Alemanha foi uma das referências para estabelecer o ritmo do retorno das atividades após a quarentena parcial. “Estamos todos aprendendo sobre o vírus a cada dia. Não podemos ser irresponsáveis ao tomar decisões. Nossos protocolos foram estabelecidos seguindo as melhores práticas da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, disse.

Questionado sobre a necessidade de respiradores no estado, Doria revelou que na última semana a carência era de 3.200 unidades do equipamento. Até sexta-feira (24.04) já haviam sido obtidas doações, mas ainda faltam 1.500 respiradores.  “É uma necessidade emergencial. Os números revelados pelo Ministério da Saúde apontam um pico crescente de mortes”, afirmou.

Durante a reunião, a representante do estado da Baviera no Brasil, Dra. Claudia Bärmann Bernard, também reforçou a mensagem do estado alemão ao estado de São Paulo: estamos abertos a cooperar e ajudar com o que for preciso. Para a Baviera é importante, especialmente em momentos de crise, fortalecer ainda mais a relação de longa data com regiões parceiras. Os Estados da Baviera e São Paulo contam com mais de 20 de uma parceria sólida.

Representando o prefeito Bruno Covas, Luiz Álvaro Salles, Secretário de Relações Internacionais, também participou da reunião e apresentou os planos de ação da Prefeitura de São Paulo para combater a pandemia. Salles declarou que um dos maiores desafios tem sido desacelerar São Paulo, a maior cidade do Brasil, mas comemorou a adesão de 50% às medidas de isolamento.  “A cidade enfrenta um grande desafio no combate à pandemia. Estamos preocupados em garantir o pleno funcionamento das atividades essenciais. Nosso maior compromisso é com a preservação de vidas”, afirmou.

O Governador Doria agradeceu ainda o apoio do empresariado alemão e sua preocupação em participar de ações no combate ao coronavírus. “Essa atitude mostra uma visão solidária do empresariado alemão com o Brasil e com São Paulo”, concluiu.

A reunião contou ainda com a participação do Presidente do Hospital Oswaldo Cruz, Paulo Bastian, e o Diretor Médico, Antônio Bastos. Em um bate-papo com os executivos das nossas empresas associadas, eles esclareceram dúvidas sobre os testes laboratoriais, abordando as características que diferenciam as opções disponíveis no mercado (PCR, sorologia e teste rápido) como sensibilidade, especificidade e acurácia.