Iniciativa inédita de eficiência energética no Brasil apresenta resultados promissores após um ano

Para apresentar os resultados obtidos pela Rede de Aprendizagem em Eficiência Energética e Gestão de Energia na Indústria (RedEE Indústrias), o Ministério de Minas e Energia (MME) promoverá o evento de encerramento no dia 10 de novembro, das 14h às 16h, em seu canal do YouTube.

O evento contará com a presença de representantes das 11 instituições privadas participantes da RedEE Indústrias e apresentará debates, depoimentos dos participantes, casos de sucesso em ações de eficiência energética e gestão de energia em grandes empresas. As empresas participantes evitaram o consumo de 38,12 GWh/ano com ações de eficiência energética e passaram a utilizar fontes renováveis de energia como biogás, biomassa e solar fotovoltaica, totalizando 31,14 GWh/ano.

A RedEE Indústrias foi criada com intuito de fomentar a eficiência energética, por meio da capacitação e troca de know-how entre indústrias de diferentes segmentos. Durante 12 meses, as instituições participantes receberam acompanhamento técnico para analisar seus consumos de energia e implementar medidas de eficiência energética e uso de fontes renováveis. Entre ações implantadas por meio do projeto estão a instalação de mantas térmicas; adequação de projetos de recuperação de calor; melhoria de eficiência das torres de resfriamento; substituição de luminárias fluorescentes por luminárias LED; entre outras.

As empresas participantes demonstraram grande engajamento na aprendizagem de temas-chave para a tomada de decisão em processos produtivos e organizacionais. Entre os temas abordados estão a análise de custos; Sistema de Gestão Integrada e certificação; sistema de refrigeração industrial; inovação em processos fabris e tecnologias; Inteligência Artificial; monitoramento energético; entre outros.

Mais sobre a RedEE e as LEENs:

 A RedEE Indústrias é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil, em parceria com o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) e o Ministério de Economia e Energia (BMWi) da Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), no âmbito dos projetos Sistemas de Energia do Futuro (SEF) e Parceria Energética Brasil-Alemanha.

A iniciativa-piloto foi coordenada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e implementada em trabalho conjunto com a Mitsidi Projetos, especialista em eficiência energética, e contou com a experiência do IREES (Institute for Resource Efficiency and Energy Strategies), responsável pela padronização das Redes de Aprendizagem em Eficiência Energética (LEENs) na Alemanha.

As 11 empresas participantes da iniciativa são: Danone, Gelita, General Motors, Grupo Maringá Ferro-Liga, Hyundai, Novelis, Randon, Robert Bosch, Suzano, Unipar Carbocloro e Wheaton.

As LEENs foram originalmente concebidas na Suíça e na Alemanha, em 2007, como Redes “empresa-a-empresa”, a fim de explorar o potencial de eficiência energética no setor industrial. O objetivo comum de todas as LEENs é a redução de consumos e gastos de energia por meio de medidas de eficiência energética. Cada empresa participante desenvolve e estabelece seus objetivos individuais no início da participação e trabalha na realização deles até ao final do período da rede. O conjunto das metas em eficiência energética dos participantes configura a meta coletiva da rede.

SERVIÇO:

Evento de Encerramento da RedEE Indústrias

Data: Quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Horário: das 14h às 16h

Plataforma: YouTube do MME (Ministério de Minas e Energia) 

A participação é gratuita e destinada a profissionais de energia que atuam nos setores público e privado, academia e sociedade civil.