Inovação é essencial para desenvolvimento sustentável


O secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Ronaldo Mota, vê a inovação como elemento estratégico para alcançar um desenvolvimento sustentável e afirma que já existem mecanismos de incentivo fiscal para estimular o empresariado nesse sentido. O representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação falou a empresários e especialistas do setor automotivo, nesta quinta-feira (20), no Dia da Engenharia Alemã em São Paulo.



De acordo com Mota, a Alemanha pode ser um bom exemplo para o Brasil, pois consegue promover crescimento econômico com boas doses de inovação, não só no setor automotivo, mas em todas as outras áreas.



A produção científica brasileira representa atualmente 2,7% das obras científicas mundiais e, em termos acadêmicos, como realização de mestrados e doutorados, o Brasil é uma referência para outros países.



 No entanto, enquanto Japão e Alemanha têm a partir de 80 patentes por milhão de habitantes, as patentes nacionais são quase inexistentes.



No caso da copaíba, por exemplo, planta considerada tipicamente brasileira, o Brasil é a nação com mais publicações sobre o assunto nos últimos 10 anos, mas não depositou nenhuma patente sobre ela, ao contrário dos Estados Unidos, que não têm produção científica sobre a copaíba, mas contam com 17 patentes.



Na opinião do secretário, um dos fatores que pode ajudar o País a colocar a inovação sustentável na centralidade do desenvolvimento é investir nos incentivos para pesquisa e desenvolvimento junto às empresas, que sejam capazes de gerar benefícios para os dois setores. “Isso não significa integrar empresas e meio acadêmico de forma indistinta, mas sim levar em conta as características de cada área e construir uma ligação resistente entre ambos, sustentada por aquilo que chamamos de gestores de inovação”, diz Mota.



Por fim, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação acredita que o momento é ideal para os empresários apostarem em inovação, pois o quadro econômico é estável, e já existem leis e mecanismos de isenção fiscal que garantem um ambiente favorável à promoção da inovação.



O Dia da Engenharia Alemã é promovido pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil), em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo.



 

Nicola Labate
Nicola Labate