Em parceria com a Fundação Siemens, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, por meio de seu departamento de Inovação e Tecnologia, realizou entre os meses de maio e agosto de 2017 a iniciativa ‘Gênios da Ciência’. Neste período foi promovido também um campeonato e a vencedora foi a aluna Sofia Bacci Lopes, 13 anos, do Colégio Metodista de São Bernardo do Campo. A aluna foi presentada com um tablet por representantes da Câmara Brasil-Alemanha e da Fundação Siemens. “Eu amo Ciências e o jogo só me incentivou a gostar ainda mais dessa matéria. Quando surgiu o jogo eu fiquei muito feliz”, disse Sofia.
As escolas da Rede Metodista de Educação tiveram uma grande participação no projeto. A Prof. Dra. Mariana Abrahão, assessora pedagógica da área de Ciências da Natureza da Educação Metodista, acompanhou o desenvolvimento da iniciativa desde o início e falou sobre o projeto. “A nossa expectativa era de que fosse possível fomentar a curiosidade e o interesse dos nossos alunos pelos conceitos envolvidos com os experimentos da plataforma e motivá-los na busca pelo conhecimento por meio de uma atitude investigativa. E ao final do projeto, verificamos que deu certo. Nossa experiência foi muito positiva e acreditamos que isso só tenha a crescer. Ficamos muito felizes em fazer parte deste projeto inovador e pioneiro. Foi uma estratégia muito bem-vinda que vai continuar sendo adotada”.
O jogo é baseado no projeto “Experimento 10+”, criado pela Siemens Stiftung (Fundação Siemens na Alemanha). Este projeto já é realizado em três continentes e tem o objetivo de despertar o interesse das crianças pela Ciência. Para isso, disponibiliza caixas com ferramentas e instrumentos em diversas escolas para que os alunos, junto com seus educadores, possam aprender mais sobre Ciência por meio de investigação e criatividade, aplicando o ciclo do pensamento científico.
O jogo educacional online “Gênios da Ciência” foi idealizado visando oferecer a mesma oportunidade para um número maior de crianças e de forma mais interativa. “Como é de conhecimento, as atividades da Câmara Brasil-Alemanha são voltadas a adultos que já estão no mercado de trabalho. Portanto, foi muito enriquecedor apoiar a formação de jovens que poderão, futuramente, atuar em uma das nossas empresas associadas. Além disso, uma vez que o projeto tem como objetivo fomentar o interesse pela Ciência a partir da Experimentação, conseguimos aproveitar da nossa experiência com o tema Inovação para desenvolver uma proposta diferenciada que englobasse algumas das principais tendências, por exemplo, gamification e ensino à distância”, comenta Bruno Vath Zarpellon, diretor do departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha.
A iniciativa, voltada para alunos de 10 a 14 anos, foi implementada em 30 escolas públicas e privadas, alcançando mais de 3.260 alunos.
Foto: Divulgação AHK São Paulo