Linguagem, Relações Governamentais e uso de IA são alguns dos temas de destaque no 2º Fórum Brasil-Alemanha de Comunicação

Foto: AHK São Paulo – Ruy Hizatugu

No dia 14 de agosto de 2023, líderes das áreas de comunicação, marketing e relações governamentais de empresas alemãs associadas à Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) se reuniram no Museu da Língua Portuguesa durante o 2º Fórum Brasil-Alemanha de Comunicação.

Promovido pela AHK São Paulo, com o patrocínio das empresas Bayer (ouro); BASF (prata); Bosch (bronze); e HUESKER (patrocínio de conteúdo) o evento contou com mais de 130 participantes que puderam assistir a 17 palestrantes e painelistas e participar das discussões sobre os principais temas da área de comunicação.

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Barbara Konner, Vice-Presidente Executiva da AHK São Paulo, abriu o evento e reforçando a dedicação e seriedade com que a instituição vê a área de comunicação. Após destacar o papel decisivo que os profissionais da área desempenham no sucesso de cada companhia, Konner aconselhou os participantes do evento: “Aproveitem a plataforma de hoje, conversem novamente olho no olho e estreiem os laços com seus colegas de profissão”.

“O papel estratégico do profissional de comunicação” foi o tema que abriu as discussões e contou com o keynote speaker, o Filósofo e Professor Luiz Felipe

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Pondé. Em uma conversa descontraída com Stephanie Marcucci Viehmann, Diretora de Comunicação da AHK São Paulo o filósofo debateu temas como o impacto da Inteligência Artificial (IA), capitalismo, Geração Z e o futuro das áreas de comunicação. “O profissional de comunicação corporativa ao mesmo tempo que está ligado no que está acontecendo no mundo, tem que lembrar que está dentro de uma lógica corporativa de produção de resultado. E, por isso, esse profissional tem que fazer uma ginástica para não cair em armadilhas. No contexto de Comunicação é um profissional que enfrenta ainda mais essa dificuldade no dia a dia”, afirmou o filósofo.

Em seguida, Andreia Queiroz, Revisora de Acessibilidade Digital na Fundação Dorina Nowill e Bruno Rocha, Coordenador comercial na Fundação Dorina Nowill, apresentaram ferramentas de acessibilidade para tornar conteúdos, sites e aplicativos mais acessíveis, ressaltando a importância de uma comunicação mais inclusiva.

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Ainda na temática de Diversidade e Inclusão, a segunda palestra do dia foi ministrada por Letícia Afonso, Consultora de Comunicação Corporativa da Bayer. A palestrante apresentou dois cases recentes de gestão de crise em projetos de Diversidade e Inclusão: a contratação do influencer Vítor diCastro para a campanha BayFlex e o lançamento do Programa de Estágio Liderança Negra. Durante a apresentação, Letícia compartilhou detalhes das campanhas, como a empresa se posicionou diante da crise, especialmente nas mídias sociais, e como essa comunicação estava atrelada à visão e aos valores da companhia. “Eu brinco que nós, da Comunicação, somos pagos para problematizar, no melhor sentido da palavra, para tentar pensar com a cabeça do outro que pensa completamente diferente de você e, assim, mapear os riscos e identificar potenciais de crise. Uma lição aprendida dessas crises foi ter planos de contingência caso aconteça qualquer um desses cenários e tentamos fazer isso para todas as campanhas”, disse Afonso. Ela ainda completou sua apresentação com uma frase que ressoou durante todo o Fórum: “Em todas as situações as pessoas precisam estar em primeiro lugar.”

Letícia Vidica, Gerente de conteúdo da CNN Brasil, foi a mestre de cerimônias do evento e responsável pela mediação do segundo painel do dia, intitulado “Mídias sociais e comunicação com a Geração Z” e que teve a participação de Claudia Forgas, Head of Marketing & Communications na T-Systems, Gabs Razo, do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário e agência Vozes Aqui de Parelheiros e Karla Garcia, da agência ili.

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Os painelistas trocaram muitas experiências a respeito das diferenças entre gerações e como cada empresa pode desenvolver sua estratégia para se posicionar. Forgas compartilhou um case da T-Systems relacionado à Geração Z e discutiu a resistência de empresas B2B em usar plataformas como TikTok e Instagram. Razo, por sua vez, falou sobre a importância de pensar a comunicação sem se apropriar de um discurso, assim como conhecer seu público para realizar a comunicação de forma correta. Já Garcia completou a discussão com um alerta sobre o uso da idade como único fator de análise. “Não podemos olhar para o cliente apenas pela idade. É preciso levar em consideração outras características, como comportamento e situação econômica em que se encontram.”

Durante a pausa para almoço, os participantes tiveram um momento para troca de contatos e puderam conhecer a exposição fixa do museu localizada no segundo andar do prédio.

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A palestra “Linguagem e contemporaneidade” realizada pela Linguista, Professora e Escritora Jana Viscardi, deu início ao segundo bloco de apresentações do dia e abordou temas como linguagem neutra, storytelling, falhas de comunicação, intertextualidade e comunicação corporativa. “Precisamos lembrar da responsabilidade que temos nesse lugar de quem comunica para o mundo e comunica institucionalmente”, frisou a linguista.

O terceiro painel, “Relações Governamentais e Comunicação Corporativa”, teve moderação de Hamilton dos Santos, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) que introduziu o tema e conduziu as perguntas para as painelistas Aline Pasetchny, Gerente Sênior de Comunicação para a Divisão Farmacêutica da Bayer – Brasil e América Latina; Cristiana Brito, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade para BASF América do Sul e Presidente do Conselho Curador da Fundação ECO+; e Kelly Aguilar, Founding member do Instituto de Relações Governamentais IRelGov.

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Foram abordados a necessidade de uma área específica para Relações Governamentais dentro de uma empresa e sua importância para os negócios, as soft e hard skills que o profissional da área deve ter, a inclusão de IA nesse meio, as dificuldades que as mudanças de Governo causam, comunicação corporativa e a desmistificação do lobby.

“A área de comunicação vem se tornando cada vez mais estratégica; hoje a comunicação se senta no board, participa das decisões da companhia”, disse Pasetchny.

O painel de encerramento destacou o tema da “Inteligência Artificial: desafios e impactos na comunicação” e foi mediado por Dora Kaufman, Pesquisadora e Professora da PUC-SP. Participaram como painelistas Adriana Lika Ikuta, Diretora de Big Data e Inteligência Artificial na Vivo; Aline Melosi, Especialista de Comunicação Digital da Bosch; e Lucas Brossi, Sócio e Líder de Advanced Analytics na Bain & Company.

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Os painelistas puderam contar um pouco sobre como a Inteligência Artificial está sendo integrada nas empresas em que trabalham, compartilharam dicas de segurança e deram suas opiniões sobre como a IA deve ser usada dentro das empresas. “Acho que nesse momento, a curadoria humana é fundamental. Não podemos ainda colocar a IA direto com cliente sem barreira humana”, apontou Ikuta.

Melosi compartilhou sua experiência com o uso de IA em conjunto com a área de comunicação “Sabemos do desafio de criar o conteúdo certo, na hora certa e para o público certo. Na Bosch, usamos uma plataforma de IA que nos ajuda na criação de conteúdo. Ela nos sugere palavras-chave e tópicos para usarmos nas redes sociais que ajudam a criar uma comunicação mais assertiva.”

Para encerrar o dia de debates técnicos com um toque de poesia, o Fórum foi finalizado com uma surpresa promovida pelo Museu: os participantes foram convidados a uma imersão visual no mundo das palavras no espaço Praça da Língua.