Meio Ambiente: uma luz pela eficiência energética


O meio ambiente está em pauta. Não apenas pelo fato de, no próximo dia 05 de junho, ser comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente; mas, principalmente por conta das mudanças climáticas, que trazem um momento crítico, impactando e afetando a crise hídrica e energética. O bem-estar da humanidade e do planeta, o bom funcionamento da economia e progresso industrial dependem da gestão responsável dos recursos naturais e da participação de cada um de nós.  Por isso, é preciso agir e agir rápido para minimizar os impactos sobre a natureza.

Pensando nisso, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP) promove no dia 16 de junho, por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, o “Seminário Brasil-Alemanha de Eficiência Energética”.

Com o objetivo de impulsionar os melhores caminhos em prol da eficiência energética, o evento conta com especialistas no assunto, provenientes também da Alemanha, país detentor de tendências tecnológicas no segmento. A Alemanha é reconhecida como líder mundial no uso eficiente de energia. Para atingir a meta nacional de redução de 40% nas emissões de CO2, realiza esforços nas mais diferentes esferas. Segundo um estudo do Ministério Federal da Economia e Tecnologia da Alemanha, os custos com energia elétrica ou com outros itens relacionados a ela podem ser reduzidos na maioria das empresas na razão de 5% a 50%.

Além da apresentação de empresas alemãs detentoras de tecnologias focadas na temática, o seminário conta com a participação de especialistas, que apresentam os respectivos mercados no Brasil e na Alemanha. Aos interessados em realizar reuniões com as empresas, será oferecido no dia 17 de junho de 2015 (quarta-feira) uma rodada de negócios entre as empresas alemãs e brasileiras.   

“Com essa iniciativa, o nosso objetivo é, além de informar e propagar as principais tecnologias em favor do meio ambiente no quesito eficiência energética, colocar empresas em contato para potencializar as inovações no setor; trazendo, assim, benefícios não apenas para as empresas participantes, mas também para a sociedade, que cada vez mais entende a necessidade de tornar seus setores e cadeias produtivas mais sustentáveis. É uma satisfação possibilitar essa troca de expertise em prol do nosso meio ambiente.”, comenta Daniely Andrade, Diretora de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da Câmara Brasil-Alemanha (AHK-SP).

O público alvo do seminário e das ações seguintes ao evento são empresas interessadas no assunto e tomadores de decisões, que poderão aproveitar o momento para um networking.  O evento, que conta com importantes palestrantes do eixo Brasil Alemanha, traz representantes da Energiewaechter, do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero, da ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), da Janitza Eletronics, do Instituto de Economia e Uso Racional de Energia da Universität Stuttgart, da RBR Messtechnik,  da REWITEC (empresa alemã especializada em energia eólica),  e da KEC (Kretschmer Energie Consulting GmbH).

Delegação de especialistas: uma luz para as empresas
Além do seminário, como parte da “Export Initiative Energy Efficiency” do Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha (BMWI), o Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da Câmara Brasil-Alemanha está organizando a vinda de uma delegação de empresas alemãs da área de eficiência energética para o Brasil.

As empresas – consultorias e fabricantes de equipamentos – estarão em São Paulo entre os dias 16 a 19 de junho de 2015, e pretendem identificar potenciais parceiros de negócios (distribuidores, clientes e parceiros).

Uma oportunidade de estar em contato com os melhores players e cases de sucesso, além de poder desfrutar do conhecimento dessas novas tecnologias.

SERVIÇO
Seminário Brasil-Alemanha de Eficiência Energética
Dia: terça-feira, 16 de junho de 2015
Horário: das 08:30hs às 17:30hs
Local:     Club Transatlântico – Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP
Valor: Gratuito – Vagas limitadas
Informações e inscriçõesClique aqui!

SERVIÇO
Rodada de Negócios Eficiência Energética
Dia: quarta-feira, 17 de junho de 2015
Horário: das 09:00hs às 17:00hs (há necessidade de agendamento prévio)
Local:     Câmara Brasil-Alemanha – Verbo Divino, 1488 3º andar – Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP
Inscrições: pelo e-mail mambiente@ahkbrasil.com