Ministro apresenta marca “Ano Alemanha+Brasil”


 O “Ano Alemanha+Brasil 2013-2014” já tem contornos e cores definidos. Foi apresentada nesta terça-feira (14), em São Paulo, a logomarca oficial e o slogan do projeto que, durante um ano, levará para diversas cidades brasileiras uma programação repleta de cultura e inovação.



O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, que trouxe à tona a ideia em sua visita ao País em 2010, participou da cerimônia de apresentação. “Sob o lema ‘Quando ideias se encontram’, a Alemanha vai se mostrar no Brasil em toda a sua diversidade, com apresentações culturais e ligadas à ciência, política, economia e educação”, destacou.



Organizado pelo Ministério alemão juntamente com o Instituto Goethe e a Associação das Indústrias Alemãs, o Ano Alemanha+Brasil terá início em maio de 2013, com eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.



A iniciativa já conta com apoio da presidente Dilma Rousseff, que assumiu o patrocínio em encontro com o presidente alemão Christian Wulff, em maio de 2011.



Segundo Stefan Zoller, presidente do Brazil Board da Confederação da Indústria Alemã (BDI), o “Ano Alemanha+Brasil” pode ser uma boa oportunidade para que Brasil e Alemanha discutam e trabalhem juntos em temas do futuro. “Queremos unir as pessoas. Queremos engajar os jovens para que trabalhem nas inovações do futuro”, afirmou. 



De acordo com o presidente do Instituto Goethe, Dr. Klaus-Dieter Lehmann, a programação será montada com forte apoio de parceiros brasileiros. “Teremos atrações nas principais cidades brasileiras, mas também queremos atingir os pequenos municípios”, afirmou.



 



Segundo a organização, o objetivo é ampliar e aprofundar as relações entre os dois países, dar maior visibilidade aos projetos conjuntos e incentivar novas parcerias. Segundo o ministro Westerwelle, “será uma mistura atrativa de cultura e informação”.

Carlo Ferreri/AHK-SP
Carlo Ferreri/AHK-SP