Em entrevista para a Câmara Brasil-Alemanha, sr. Antonio Carlos da Silva Pedro, Diretor de Vendas da BHS – Brasil Health Service, vencedora do I Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação com o projeto de Descarte Consciente, fala sobre os impactos positivos da iniciativa para a visibilidade da empresa.
O projeto começou há cerca de cinco anos ao se constatar a dificuldade da população em descartar produtos farmacêuticos vencidos. Foi desenvolvida uma estação especial composta de um módulo físico e um tecnológico, sendo que este permite que se faça a integração para que em todas as estações em qualquer parte do Brasil se tenha informação em tempo real. A informação está distribuída por local e tipo de produto.
Quando o usuário coloca o produto, a máquina lê o código de barras e existem dois compartimentos, um para líquidos e pomadas e outro para sólidos. Além de um adicional específico para jogar bula e embalagem.
“A BHS é uma empresa pequena e estamos no mercado há pouco mais de 10 anos. Entramos no Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação com todo o espírito de competir, mas não imaginávamos que poderíamos estar entre os primeiros colocados e menos ainda ser o projeto vencedor. Isso nos encheu de orgulho e foi um grande ganho para nossa imagem”, explica Antonio Pedro.
O executivo destaca ainda que a visibilidade da BHS foi multiplicada por conta do apoio da Câmara Brasil-Alemanha, que é evidenciado em todo o material promocional da empresa. “Somos uma pequena empresa e conseguimos uma visibilidade maior no varejo. Tivemos a oportunidade de vir para a Alemanha para o Encontro Econômico Brasil-Alemanha e realizar visitas técnicas. Receberemos também uma consultoria da Porsche Consulting, em que seremos orientados sobre como melhorar ainda mais o relacionamento interno e ganhar mais competitividade” completa.
Entre as perspectivas para o futuro está um projeto de descarte consciente de materiais perfuro-cortantes, a ser desenvolvido com a indústria farmacêutica.
Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação
As inscrições para o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação de 2014 foram prorrogadas até 05 de setembro por meio do site www.inobrasilalemanha.com.br. Criado pelo Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha (AHK-SP), o prêmio visa identificar e reconhecer esforços inovadores realizados por empresas brasileiras e alemãs instaladas no Brasil.
Os projetos serão avaliados pelo seu grau de inovação e por aspectos como ineditismo, impacto na empresa, na sociedade e no meio ambiente, assim como possíveis relações com instituições alemãs utilizadas para o seu desenvolvimento.
Para Sofhia Harbs, diretora do Departamento de Inovação da AHK-SP, “o Prêmio é uma iniciativa que objetiva aumentar a visibilidade de projetos inovadores desenvolvidos no Brasil, incentivando o crescimento da competitividade através da inovação e apoiando o intercâmbio tecnológico e de conhecimento entre o Brasil e a Alemanha”.
Além da grande visibilidade e exposição a oportunidades de parcerias e negócios, as três primeiras colocadas no Prêmio receberão uma avaliação pela Porsche Consulting, envolvendo diagnóstico e consultoria. A grande vencedora terá o direito de indicar um representante para uma viagem à Alemanha, para participação em feira internacional (a ser definida pela AHK-SP de acordo com sua área de atuação).