Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é destaque em Porto Alegre

1111Aconteceu na noite de ontem (12) a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2017. Realizada na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, a 23ª edição do evento homenageou Giovane Élber, pelo lado brasileiro, e Edgar Horny, pelo lado alemão. Anualmente, são agraciadas com o prêmio duas personalidades, uma de cada país, cujo trabalho e empenho fortaleceram as parcerias bilaterais.

Durante seus onze anos de atuação na Alemanha, Giovane Élber se tornou o jogador de futebol brasileiro mais conhecido no país tanto pelo seu talento quanto pela sua simpatia. Mesmo estando longe de sua nação, fundou em 1994 na Alemanha um projeto social para crianças e jovens carentes de sua cidade natal Londrina, a Giovane-Élber-Stiftung. Atualmente conta com um centro de formação profissional, uma escola e uma creche que beneficiam mais de 300 crianças e jovens. 

Já Edgar Horny, residente no Brasil há muitos anos, ocupou o cargo de Presidente do Conselho Regional do Grupo Voith no Brasil, além de ter atuado como Presidente Executivo da Voith e da Voith Hydro em São Paulo. Durante este período também esteve presente nas atividades da Câmara Brasil-Alemanha, onde contribuiu ativamente no desenvolvimento das relações entre o Brasil e a Alemanha. Até fevereiro de 2013, destacou-se pela atuação como Presidente da VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) e hoje é Presidente de Honra da mesma instituição. Atualmente, também ocupa o cargo de Presidente do Senior Advisory Board da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Conselheiro da Sociedade Beneficente Alemã (SBA).

3333

Aconteceu também, durante o evento, a 2ª edição do Prêmio Brasil-Alemanha de Jornalismo, que tem como objetivo premiar um jornalista alemão, quando o evento se der no Brasil, e um brasileiro quando for na Alemanha. O agraciado deste ano foi Alexander Busch. Alemão, Busch vive há 25 anos no Brasil e atua como correspondente economista das publicações alemãs Handelsblatt e Wirtschaftswoche e dos meios suíços Neue Züricher Zeitung e Finanz und Wirtschaft. 

Giovane Élber foi representado no evento por sua esposa Cintia, que recebeu o prêmio de Dr. Wolfram Anders, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha, e de Matthias Machnig, Vice-Ministro do Ministério da Economia e Energia da Alemanha. Sr. Horny recebeu a homenagem pelas mãos de Dr. Wolfram Anders e Mario Vilalva, Embaixador do Brasil em Berlim. Já Busch, recebeu a homenagem pela também jornalista Hildegard Stausberg (homenageada na 1º edição do Prêmio Brasil-Alemanha de Jornalismo) e Dr. Anders.

O público foi composto pelos mais altos dirigentes de empresas alemãs no Brasil, assim como de empresas nacionais, representantes do corpo diplomático, membros dos governos municipal, estadual e federal dos dois países, além de representantes de instituições brasileiras e alemãs. Entre os mais de 300 presentes que prestigiaram a ocasião destacam-se Dr. Wolfram Anders, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha; Marco Aurélio Buzzi, Ministro do Superior Tribunal de Justiça; Matthias Machnig, Vice-Ministro do Ministério da Economia e Energia da Alemanha, Mario Vilalva, Embaixador do Brasil em Berlim;  Dr. Georg Witschel, Embaixador da Alemanha em Brasília; Paulo Tigre, Vice-Presidente da CNI; Dr. Stefan Mair, Membro do BDI-Board; Gilberto Porcello Petry, Presidente da FIERGS.

reviO Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, criado em 1995, é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em conjunto com a Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), e tem como objetivo prestigiar anualmente um representante de cada um dos países por seus esforços e contribuições para o estreitamento das relações comerciais e políticas dessas duas nações. A cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade abre solenemente os trabalhos do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que acontece tradicionalmente nos dias subsequentes.

Durante a ocasião foi lançada a nova edição da Revista BrasilAlemanha, produzida especialmente para o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2017. Para ter acesso a publicação, clique aqui!

Foto: AHK São Paulo