Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é entregue

Aconteceu na noite de domingo (12) a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2013. Realizada no salão nobre do Club Transatlântico, em São Paulo, a 19ª edição do evento homenageou Décio da Silva, presidente do conselho de administração da WEG, pelo lado brasileiro, e Maria-Elisabeth Schaeffler, sócia-proprietária do Grupo Schaeffler, pelo lado alemão.

Entre os mais de 400 presentes que prestigiaram a ocasião, destacam-se Thomas Schmall, presidente da Câmara Brasil-Alemanha,Volker Treier, vice-presidente da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria, Anne Ruth Herkes, Secretária  do Ministério da Economia da Alemanha, Ulrich Grillo, presidente da BDI (Confederação Alemã da Indústria), Reinhold Festge, presidente da Iniciativa da Economia Alemã para a América Latina, e Renato Casagrande, governador do estado do Espírito Santo.

Décio da Silva, Personalidade Brasil-Alemanha 2013 pelo lado brasileiro, é presidente do conselho de administração da WEG S.A., uma das maiores fabricantes de motores elétricos e tintas industriais, e fornecedora de sistemas para automação industrial e utilização de energias renováveis do mundo. Fundada em 1961, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, a empresa teve a sua trajetória marcada pela cultura alemã, herdada de seus três fundadores Werner, Eggon e Geraldo. Décio, filho de Eggon, iniciou sua carreira na WEG, em 1979, acumulando experiência em diferentes áreas. Em 1989, foi eleito seu presidente.

Nos dezoito anos em que ocupou esse cargo, não só manteve intacto o espírito empreendedor e os princípios de seus fundadores, como também transformou a WEG em uma multinacional brasileira, presente nos cinco continentes. Ao longo de sua gestão, a WEG recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior, em reconhecimento às suas iniciativas ligadas à inovação, sustentabilidade e excelência dos produtos. Em seu discurso de agradecimento, afirmou que sua formação profissional e a história da própria WEG tem um grande elo com a Alemanha. “Fomos buscar conhecimento, experiência e tecnologia na Alemanha. Trouxemos de lá as bases para formar a WEG e isso impulsionou o desenvolvimento da empresa”, disse Décio.

Pelo lado alemão, a sócia-proprietária do Grupo Schaeffler Maria-Elisabeth Schaeffler foi agraciada com o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2013. Com as empresas INA, FAG e Luk, o grupo é um dos maiores conglomerados industriais familiares da Alemanha e da Europa. Presente ao redor do mundo, o Grupo Schaeffler desenvolve e fabrica produtos de precisão para máquinas, equipamentos, veículos e aeronaves.

No Brasil desde 1955, a filial da empresa está localizada na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Em paralelo aos constantes investimentos no desenvolvimento do negócio, o grupo também se voltou à responsabilidade social, promovendo e apoiando ações para seus colaboradores e para as comunidades ao redor de suas instalações. Esses valores da empresa são compartilhados também por Maria-Elisabeth Schaeffler, com seu espírito empresarial e suas ideias visionárias. “A filial brasileira foi a nossa primeira fora da Europa, e por motivos econômicos e também emocionais ocupa um lugar especial na história do grupo. A cultura da empresa está bastante impregnada por aqui, com a excelência nas operações, foco no cliente, inovação, proteção ao meio ambiente e valorização das pessoas e das relações sociais”, disse Schaeffler.

O Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, que prestigia anualmente um representante de cada um dos países por seus esforços e contribuições para o estreitamento das relações comerciais e políticas dessas duas nações. Desde a sua criação, a honraria foi entregue a 38 pessoas.

Carlo Ferreri/AHK-SP
Carlo Ferreri/AHK-SP