Câmara Brasil-Alemanha reconhece quatro startups em 1ª edição do Prêmio Green and Digital Startup Award

Foto: AHK São Paulo/ Anne Filmes

No dia 14 de novembro de 2023,  o  11º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade foi palco da Cerimônia de Premiação da primeira edição do Green and Digital Startup Award (GDSA).

Promovido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), o prêmio reconhece as principais startups que buscam soluções para desafios relacionados à transição digital e verde. Com o objetivo de dar apoio e visibilidade para as startups, o GDSA possui potencial para estimular o surgimento de novas e promissoras soluções no ecossistema de inovação e sustentabilidade no ecossistema tetuta-brasileiro.

Patrocinada pelas empresas BASF e Siemens e apoiada por Festo e HTB, a premiação destina-se a startups com soluções em quatro categorias: ESG Data, Net Zero, Economia Circular e Bioeconomia. Além das categorias específicas, uma startup foi também premiada como Vencedora Geral.

A vencedora da categoria Bioeconomia foi a Cacaus Biocosméticos que desenvolve uma metodologia pioneira que transforma resíduos de cacau em biocosméticos com alto poder antioxidante, anti-inflamatórios e antimicrobianos.

“Nós somos uma startup de impacto socioambiental. A premiação foi incrível para nós por conta do destaque da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. É uma grande oportunidade ter essa visibilidade vinda de uma instituição tão importante no estabelecimento de projetos bilaterais de inovação”, afirmou Fábio Santos, Fundador da Cacaus Biocosméticos.

A segunda vencedora da noite foi a Green Mining, que recebeu o prêmio na categoria Economia Circular. A startup desenvolveu uma tecnologia de Logística Reversa Inteligente para recuperar embalagens pós-consumo de forma eficiente. “A nossa tecnologia é uma solução global e por isso o reconhecimento da Câmara é tão importante. Com essa premiação,conseguimos levar nossa solução não só para o Brasil, mas para todo o mundo”, afirmou Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.

A Gedanken foi a vencedora da categoria ESG Data. A startup consulta, valida e analisa de forma automática e inteligente, dados de fornecedores de todos os tamanhos e criticidade, trazendo visibilidade e eficácia para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. “A premiação é um grande marco de reconhecimento do processo que estamos fazendo, atendendo várias empresas. A premiação é um marco de comprovação de que estamos no caminho certo”, disse Lucas Madureira, Cofundador da Gedanken.

A última categoria específica a ser premiada foi a Net Zero. A vencedora da categoria foi a Tero Carbon, uma certificadora digital de créditos e estoque de carbono, que conecta metodologias próprias, desenvolvidas para a realidade da Amazônia e do Brasil, com tecnologias que facilitam o registro de projetos e dão transparência e segurança às transações de ativos.

“Nós somos uma certificadora do Amazonas e somos fomentados pela indústria do Estado do Amazonas, então temos conhecimento da região. O reconhecimento da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo é extremamente importante para nós, é uma validação do que a gente está trabalhando”, comemorou Mateus Bonadiman, Head de produtos na Tero Carbon.

A grande vencedora geral da premiação foi a Tero Carbon. Como parte do prêmio, a startup terá a oportunidade de realizar um roadshow na Alemanha organizado pela AHK São Paulo com foco em fomentar as relações internacionais da startup.