Programa Startups Connected promoveu cocriação de 3 soluções para a área da saúde

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O ano de 2020 foi especialmente desafiador para o setor de saúde. Acelerada pela pandemia da COVID-19, a digitalização de processos se mostrou um fator primordial não apenas para o desenvolvimento do negócio, mas principalmente para agilizar diagnósticos e otimizar a jornada do paciente. 

Promovido anualmente pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, o Programa Startups Connected cria pontes entre grandes empresas alemãs e startups brasileiras para o desenvolvimento de novos negócios. A 5ª edição, realizada ao longo de 2020, teve na temática de saúde seu maior foco e contou com 3 desafios voltados para soluções da área médica e de bem-estar.

Diagnóstico Inteligente

O desafio Diagnóstico Inteligente, proposto pela Bayer, identificou startups que apresentaram soluções inovadoras e tecnológicas para aprimorar processos de diagnóstico. Além da oferta de tratamento aos pacientes, o desafio visava a compreensão de que o diagnóstico é parte essencial desse processo.

Entre diversas startups inscritas, a escolhida foi a Mindify, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para simplificar o processo de coleta de dados clínicos durante as consultas, validá-los e até sugerir hipóteses diagnósticas, ajudando o médico, dando mais tempo aos pacientes e otimizando os atendimentos nas redes privada e pública de saúde.

“A detecção inteligente e precoce traz inúmeros benefícios aos pacientes e à toda cadeia, incluindo médicos, operadoras, hospitais e indústria. Por isso, vemos muito valor nessa parceria com a Mindify. Inclusive, estamos bastante satisfeitos com os resultados que vem sendo obtidos durante o projeto-piloto. Acreditamos muito no potencial da solução da startup e na diferença que faremos na vida de pacientes com diferentes doenças no País”, concluiu Mirella Damaso Vieira, gerente de Inovação da divisão Pharmaceuticals da Bayer.

A Mindify se integra aos Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP) dos hospitais e clínicas para os complementar com formulários fáceis de usar, autoexplicativos e capazes de apoiar a tomada de decisão. A parceria resultou na criação de protocolos automatizados para oncologia capazes de trazer conhecimentos altamente especializados aos médicos generalistas para estimular diagnósticos precoces. A solução também ajuda os médicos especialistas a identificar com maior clareza o estágio da doença e a reduzir substancialmente a burocracia assistencial. Mesmo antes da finalização deste piloto a Mindify já firmou contrato com a Bayer agora também com a área de cardiologia.

A empresa e a startup estão agora começando os testes em alguns dos melhores hospitais e operadoras do Brasil. Todo o processo foi feito por um squad Mindify-Bayer, que trabalha em sprints semanais e em uma parceria que contempla o desenvolvimento da solução, o relacionamento com hospitais e operadoras e, inclusive, a expansão para outras especialidades.

A parceria foi concretizada a partir de uma ponte feita pelo LifeHub São Paulo, o primeiro hub de inovação da Bayer na América Latina e o 8º no mundo. A estrutura, lançada no ano passado, nasceu em um contexto de profunda transformação organizacional da Bayer, com foco na digitalização de processos e renovação cultural, voltada à colaboração e à inovação aberta.

Digitalização da Jornada do Paciente

Um dos maiores centros hospitalares da América Latina, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz também participou da 5ª edição do Programa Startups Connected, propondo o desafio Digitalização da Jornada do Paciente

“O Hospital Alemão Oswaldo Cruz investe constantemente na melhoria e inovação dos seus processos, em especial através da estratégia de digitalização, de modo a se manter como uma instituição referência na qualidade do cuidado ao paciente. A participação em parcerias e proposição de desafios, realizadas através da sua vertical de Inovação, é parte fundamental na estratégia de atrair o que há de melhor no mercado, bem como abrir novas frentes de serviços e produtos em saúde”, afirmou Anders Angelin, líder do Healthcare Experience Lab.

A startup Digitalk foi escolhida como vencedora, graças aos diferenciais de sua plataforma ommichannel que oferece diversos serviços em uma mesma licença, entre eles CRM, atendimento, gestão de workflows, gestão de NPS e possibilidade de criação de campanhas de comunicação automatizadas e inteligentes. A Digitalk também utiliza inteligência artificial em diversos processos e permite integrar bases e canais, facilitando a unificação de dados e a otimização de jornadas dos médicos e pacientes.

Um time multidisciplinar do Hospital e da Digitalk realizou diversas reuniões remotas e presenciais para mapear processos, jornadas e desenhar o escopo de trabalho. A Digitalk mobilizou um time com profissionais de diferentes áreas técnicas (Design, Backend, IA) e com expertise em projetos do segmento de saúde e ligados à liderança de Programa de Pacientes. Esse time atuou fortemente em parceria com os times do Hospital das áreas de Inovação, Oncologia, Enfermaria, TI e Recepção, na cocriação de uma visão ideal para a solução final.

Atualmente o projeto aguarda avaliação interna dos recursos necessários para viabilização dos desenvolvimentos e implementação. “Dessa parceria existe a possibilidade de se compensar o investimento com redução de custos e desperdícios de medicamentos do lado do Hospital e de criação de uma nova solução focada em jornada de pacientes no ambiente hospitalar, a qual poderá futuramente fazer parte de um novo produto Digitalk + Hospital Alemão Oswaldo Cruz a ser oferecido a outros hospitais. Dessa forma, ajudaremos a expandir a melhoria de jornadas de pacientes em ambientes hospitalares para outros hospitais e regiões do Brasil”, explicou Reinaldo Capezuto, Diretor Executivo da Digitalk.

We Care – Qualidade de Vida, Saúde, Conforto e Bem-Estar

O terceiro desafio com foco na área de saúde foi proposto pela BASF: o We Care. A proposta era encontrar startups com vontade de inovar em cocriação de soluções junto ao portfólio da empresa que aproximem os clientes e consumidores finais.

A vencedora do desafio foi a startup TNS, que apresentou uma solução para controle de qualidade de alimentos focado na identificação de contaminação por salmonella, bactéria nociva à saúde. Por meio de um kit formado por nano e biotecnologia, a TNS consegue reduzir o tempo de identificação de contaminação que normalmente levaria cerca de 7 dias para um prazo de até 12h. Além do benefício de redução de tempo, a solução promove a economia de material para análise, ganho de produtividade e maior segurança para as empresas. O piloto dessa solução está em fase final de testes.

“Foi uma decisão de evolução do nosso relacionamento, iniciado em 2017 quando a TNS foi selecionada em nosso desafio BASF Cidades do Futuro – vertical Ambientes limpos e nos apresentou a solução Revella. Nesta edição, identificamos a possibilidade de realizarmos uma validação de aplicação em campo no segmento de nutrição. A TNS mostrou sua agilidade no tempo de resposta na validação da viabilidade de aplicação do sistema proposto permitindo a segurança do planejamento do teste em campo”, contou Rony Sato, Technology and Innovation Manager da BASF.

Além do acesso aos benefícios oferecidos diretamente pelo programa, a startup selecionada pôde contar com a BASF para networking, mentorias com experts do ecossistema da BASF e conexões com outros potenciais clientes.


Sobre o Startups Connected

O Startups Connected é o programa de aceleração da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Por meio dele, empresas e startups selecionadas trabalham em um projeto de inovação concreto, baseado em um desafio empresarial.

As inscrições para a 6ª edição do Startups Connected serão abertas no dia 30 de junho. Os empreendedores interessados em apresentar suas soluções podem conferir os destalhes dos desafios e as empresas participantes no site da iniciativa.