Membros da Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, parceiros da instituição e representantes de outras Câmaras de Comércio europeias se reuniram nesta terça-feira (6) no restaurante Cantaloup, em São Paulo, para uma reunião-almoço com Marian Schuegraf, Embaixadora da União Europeia no Brasil.
Durante o encontro, que teve como objetivo promover relações mais estreitas entre a União Europeia e o Brasil, o grupo conversou sobre a Nova Parceria Comercial entre ambas as regiões, a possibilidade do fechamento do Acordo entre a UE e o Mercosul, assim como as possibilidades que a iniciativa Global Gateway representa para companhias alemãs no Brasil.
“São muitos os benefícios que podem advir desse Acordo, tais como: redução de tarifas; harmonização de normas e regulamentos; aumento da eficiência no processo de importação/exportação; maior segurança jurídica; e maior previsibilidade para o desenvolvimento de novos negócios. Infelizmente, o ritmo lento das negociações beneficia outras regiões”, afirmou Paulo Alvarenga, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) e CEO da thyssenkrupp para América do Sul, completando que se o Acordo tivesse entrado em vigor em 2022, 13 bilhões de reais de exportações brasileiras para a União Europeia não teriam sido tributados.
“Fico muito honrada em encontrar atores tão importantes para o fortalecimento do relacionamento entre União Europeia e o Brasil e discutir ações concretas para um futuro próspero. Os negócios entre ambas as regiões movimentam um volume expressivo de euros e é possível intensificar esse fluxo promovendo iniciativas para a atração de investimentos e reforçando a importância do Acordo de Livre Comércio”, afirmou a Embaixadora Schuegraf.