Publicidade

Acontece Câmara
28 de outubro de 2015

Seminário discute exemplos de inovação

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.


No próximo dia 12 de novembro, no Club Transatlântico, em São Paulo, acontece o III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação – realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), por meio de seu Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT), que irá debater as principais tendências da temática inovação.


Envolver e potencializar a inovação e a tecnologia entre o Brasil e a Alemanha, além de promovê-las como diferenciais competitivos tem sido a meta do DIT, que celebra com o seminário um dos maiores eventos neste âmbito.


O encontro, que reunirá executivos brasileiros e alemães de grandes empresas, representantes de universidades e de órgãos de ambos governos, tem como objetivo fomentar o intercâmbio de conhecimento e um networking entre os presentes. Em um formato diferenciado, o seminário traz palestras e mesas-redondas, informando ao público de forma dinâmica os diferentes cenários dos dois países, as sinergias e oportunidades de cooperação e o aumento de competitividade por meio da inovação.


“Indústria do futuro – Tecnologias como alavanca para o aumento da produtividade” é o tema do painel que abre o evento, às 10h30. Ele recebe como moderador Carlos Buch Pastoriza, presidente da ABIMAQ. Edouard Mekhalian, um dos palestrantes do painel, possui 32 anos de experiência em automação industrial e robótica, e atuou como gerente de operações e diretoria em grandes empresas como Siemens e Prensas Schuler. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Geral da KUKA Roboter do Brasil.


O segundo painel do dia traz o tema “A importância dos centros de P&D para a indústria”, com a participação de Ronald Dauscha, diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que será o responsável por moderar os debates. Igor Nazareth, que também possui um espaço na apresentação, trabalhou por dois anos na Coordenação-Geral da Diretoria de Fomento à Inovação, no Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior. O painel explicará a importância e vantagens da atuação dos centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em proximidade com os clientes, tais como compreender melhor suas necessidades e selecionar possíveis problemas mais rapidamente.


O assunto biotecnologia vem sendo muito discutido tanto em países emergentes como desenvolvidos. O Brasil é um país com forte participação neste mercado. Portanto, o tema “As oportunidades da biotecnologia no Brasil” encerra o ciclo de painéis do evento, com moderação de Mauro Rebelo, sócio da Bio Burea.


Entre os painéis também serão realizadas palestras relacionadas à inovação, e empresas alemãs instaladas no Brasil mostrarão cases de sucesso, novas tecnologias, processos e produtos. Às 18h acontece o encerramento do seminário, com a participação de Paulo Stark, presidente do Comitê de Inovação da Câmara Brasil-Alemanha e presidente e CEO da Siemens no Brasil.


Paralelamente ao evento, acontecerá a Feira de Carreiras Ciência sem Fronteiras Brasil-Alemanha, com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Em seguida, inicia-se a entrega do Prêmio de Inovação Brasil-Alemanha, que inclui um coquetel, apresentações e depoimento dos finalistas e vencedores.


III Prêmio de Inovação Brasil-Alemanha
Com objetivo de identificar e reconhecer esforços inovadores realizados pelas empresas, o anúncio dos vencedores do III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação acontece ao final do Seminário.


Neste ano, os três finalistas da Categoria Desafio – para empresas brasileiras ou alemãs de todos os portes instaladas no Brasil, que tenham desenvolvido projeto de inovação tecnológica, produto ou processo, voltado para geração e uso eficiente de energia – são: Braskem S.A. com o projeto Braskem Maxio; a Embraco, com o projeto Tecnologia Wisemotion e Voith Hydro, com o StreamDiver.


Uma novidade é a Categoria Startups e PMEs, que traz os finalistas ISystems, com seu projeto Leaf Águas; Softwell Solutions, com o Maker 3 e StoryMax, com o projeto StoryMax.


O primeiro colocado de cada categoria será contemplado com uma viagem à Alemanha para visitar uma feira dentro do seu segmento e Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação.


O III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação e o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação contam com apoio e patrocínio das empresas BASF, Bayer, Siemens e Volkswagen.



Serviço
III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação
III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação
Feira de Carreiras Ciência sem Fronteiras Brasil-Alemanha


Quando: 12 de novembro, das 9h às 18h
Onde: Club Transatlântico, na Rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo
Inscrições: até 30 de outubro o VAGAS LIMITADAS
– Seminário Brasil Alemanha de Inovação (+ Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha de Inovação)
http://www.ahkbrasil.com/iframes_site_ahk_typo3/ver_evento.asp?id=3475&area=Eventos
–  Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha de Inovação
http://www.ahkbrasil.com/iframes_site_ahk_typo3/ver_evento.asp?id=3476&area=Eventos
– Feira de Carreiras Ciência sem Fronteiras Brasil-Alemanha
http://www.ahkbrasil.com/iframes_site_ahk_typo3/ver_evento.asp?id=3509&area=Eventos


Programação e mais informações: www.inobrasilalemanha.com.br
 

AHK-SP
AHK-SP

Compartilhe:

Artigos relacionados