Série Eleições 2018: Eurocâmaras e Club Transatlântico recebem Ciro Gomes

Ciro celula 2Dando sequência ao ciclo de palestras “Eleições 2018 – Reformas e Desenvolvimento”, o Club Transatlântico e a Eurocâmaras receberam ontem (29) Ciro Gomes, candidato à Presidência do Brasil pelo PDT, para uma Reunião-Almoço, seguida por uma coletiva de imprensa.  

Este foi o segundo evento da série “Eleições 2018 Reformas e Desenvolvimento”, promovido pelo Club Transatlântico e a Eurocâmaras, que tem como objetivo criar uma plataforma de troca de ideias e comunicação entre os pré-candidatos à Presidência da República e o empresariado europeu.

O evento, que contou com uma plateia com cerca de 120 empresários de empresas associadas às Câmaras Europeias representadas no Brasil (Eurocâmaras), foi realizado nas dependências do Club Transatlântico, tradicional clube de negócios da comunidade alemã. O almoço foi inaugurado pela fala de abertura da mesa diretora, que estava composta por  Ciro Gomes e sua esposa Gisele Bezerra; Oskar Kedor, Presidente do Club Transatlântico; Ingo Plöger, Presidente do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL); Philipp Schiemer, Vice-Presidente da Eurocâmaras e da Câmara Brasil-Alemanha e Presidente da Mercedes-Benz Brasil; André Clark, Membro da Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha e Presidente e CEO da Siemens no Brasil; e Thierry Fourier, da Câmara Brasil-França e da Saint Gobain.

Para o empresariado europeu, que representa mais de 10% do PIB industrial brasileiro, essa série de eventos vem de encontro a uma importante e necessária iniciativa de proporcionar um Brasil mais competitivo e sustentável, por meio de um diálogo entre os setores privado e público.

Ciro abriu o discurso defendendo que “o Brasil precisa mudar”. Mencionou dados de desemprego, criticou a alta informalidade do mercado de trabalho, queixou-se da inflação e da aposta em commodities para recuperar o crescimento. Para ele, o Brasil precisa discutir projetos de desenvolvimento e afirmou “não é possível falar em desenvolvimento sem a iniciativa privada”.

Questionado sobre o momento atual em que o Brasil passa, especialmente com a greve dos caminhoneiros, ele retomou as críticas ao governo atual por causa da crise dos combustíveis, mas disse não acreditar que seja o momento para uma mobilização capaz de pôr fim ao mandato de Michel Temer. Ciro afirmou ainda que o ideal é focar nas eleições de outubro. Durante a coletiva de imprensa, Ciro Gomes defendeu novamente a realização de reformas estruturais no Brasil.

Ciro celular 1Ao final do evento, Phillip Schiemer, em nome da Câmara Brasil-Alemanha e como responsável pelo comitê de Relações Governamentais e Institucionais da mesma instituição, entregou a Ciro Gomes propostas e sugestões elaboradas pela indústria alemã para que sejam levadas em consideração durante o mandato do próximo Presidente eleito. Entre as propostas destacam-se a recomendação de retomadas das negociações do acordo de bitributação entre o Brasil e a Alemanha, bem como o fechamento de um Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Para acessar o arquivo completo clique aqui!


O Club Transatlântico e a Eurocâmaras são entidades apartidárias e democráticas, sendo a série “Eleições 2018” uma plataforma de comunicação entre os presidenciáveis e o empresariado alemão com o objetivo de colocar em pauta propostas e sugestões de melhoria no ambiente de negócios do País.

Foto: AHK São Paulo