Startups Connected – Promovendo negócios por meio de startups tecnologicamente inovadoras

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo é uma instituição que possui como objetivo atrair investimentos para a região, ampliando o comércio bilateral e fortalecendo os negócios entre empresas alemãs e brasileiras.

Com o crescimento da utilização do modelo de inovação aberta, empresas de grande porte e startups se aproximam cada vez mais em virtude do alto potencial desta relação. Neste sentido, a Câmara Brasil-Alemanha lança, em comemoração ao seu centenário no Brasil, a iniciativa Startups Connected, que centraliza todas ações direcionadas às startups, sendo composta pelo Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, o programa AHK Startups Accelerator e a categoria AHK Startups Hub.

O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação já acontece desde 2013 e chega em sua quarta edição com mais de 300 projetos inscritos e dezenas de negócios fomentados. Com o intuito de aumentar a visibilidade das empresas, essa iniciativa possibilita a identificação de produtos e processos tecnologicamente inovadores realizados por startups sediadas no Brasil e na Alemanha.

O Prêmio, uma vez que identifica e qualifica diversas startups, é a porta de entrada para o programa AHK Startups Accelerator, e para o AHK Startups Hub.  Em 2016, com seu novo modelo, possui cinco diferentes categorias, sendo elas:

  • Mobilidade – Volkswagen
  • Ciências da Vida – Bayer
  • Cultura – Club Transatlântico
  • Digitalização – Siemens
  • Cidades do Futuro – BASF

Para participar, basta verificar em qual categoria a startup se encaixa melhor, preencher o formulário e acompanhar seu cadastro.

O AHK Startups Accelerator é um programa de apoio às startups tecnologicamente inovadoras, que tem como objetivo promover o crescimento e gerar oportunidades de negócio entre elas e as empresas patrocinadoras da iniciativa Startups Connected.

A partir da participação no programa de aceleração, customizado individualmente, as startups terão acesso a diversos benefícios alinhados com os objetivos do projeto, como a possibilidade de ser vinculada a desafios das empresas patrocinadoras da iniciativa, a revisão do modelo de negócio e a criação de um plano de ação de acordo com o diagnóstico realizado e desafios apresentados (em acompanhamento quinzenal), além do contato direto com as empresas patrocinadoras do programa e com outros potenciais parceiros.

Para participar, a startup precisa estar qualificada entre as três finalistas em uma das categorias do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, e também integrar o processo de diagnóstico, visto que será usado como base para escolha das startups que participarão do programa de aceleração. 

O AHK Startups Hub é uma categoria de associação à Câmara Brasil-Alemanha exclusiva para startups tecnologicamente inovadoras. Ela foi criada com o objetivo de manter ativa uma rede de startups a partir de benefícios personalizados e condições especiais para acesso.

Para fazer parte é necessário participar ou ter participado do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, preencher o formulário e efetuar o pagamento da taxa de associação.

Datas e Prazos:

Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação

  • Prazo de inscrição: 31 de maio a 01 de julho
  • Processo de avaliação:  04 de julho a 02 de setembro
  • Premiação: 29 de setembro em São Paulo/SP

Programa AHK Startups Accelerator:

  • Diagnóstico: 30 de setembro
  • Aceleração: 17 de outubro de 2016 a 17 de janeiro de 2017
  • Apresentação dos resultados: 01 de fevereiro

Para saber mais, acesse: http://www.startupsconnected.com/

Foto home: SXC