Startups Connected: Startups desenvolvem soluções para embalagens sustentáveis e gestão inteligente de energia

Foto: Freepik

Consciente do papel essencial que as pautas de sustentabilidade representam para o crescimento e impacto social dos negócios, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, por meio da 5ª edição do programa Startups Connected, possibilitou o desenvolvimento de dois projetos-piloto relativos ao tema.  Os projetos são oriundos de desafios propostos por grandes empresas alemãs a startups brasileiras.

O primeiro, proposto pela Voith em parceria com a Klabin, buscava soluções para embalagens sustentáveis inteligentes. Por serem de fontes renováveis, recicláveis e biodegradáveis, as embalagens de papel são essenciais para a construção de um futuro sustentável.

Estima-se que em 2050 a população mundial atinja a marca de mais de 10 bilhões de pessoas e o descarte de resíduos plásticos seja tão intenso que haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. O Brasil possui um papel fundamental neste cenário, uma vez que está entre os cinco maiores produtores de resíduos plásticos no mundo e ainda possui índices baixos de reciclagem.

Diante da urgência do tema, as empresas propuseram um desafio que buscava soluções baseadas em tecnologias emergentes e modelos inovadores de uso do papel.  Em contrapartida, a startup selecionada teria conexão com o ecossistema de papel e celulose, incluindo validação por técnicos da área, suporte na estruturação e validação do business case, análise de escalabilidade e acesso à tecnologia e matéria-prima para experimento.

A vencedora do desafio foi a startup Fiber Bio, que propõe um polímero biodegradável alternativo às embalagens de plástico, no qual faz o uso de matérias-primas naturais e renováveis, dando enfoque no aproveitamento de resíduos agrícolas para constituir o material. Ao longo do processo de aceleração apoiado pelas multinacionais, a startup transformou o protótipo já existente em um material capaz de ser utilizado como revestimento de embalagens de papel. “Com o auxílio técnico e laboratorial foi possível avançar com a pesquisa e atingir resultados bastante satisfatórios, sendo previsto um andamento do projeto até que o produto final esteja disponível no mercado”, afirmou Mariana Siqueira, Sócia-fundadora da Fiber Bio.

Atualmente o projeto está na fase de desenvolvimento e testes de diferentes soluções para validação de suas características. Na sequência, será validada a escalabilidade em ambiente industrial. “Adiante, esperamos apresentar ao mercado mais uma solução renovável e sustentável, oriunda da colaboração entre diferentes agentes de nossa indústria. Como incentivadora do ecossistema de startups e de soluções para um mundo melhor, a Voith está feliz em poder contribuir com mais este projeto”, afirmou Antonio Lemos, Presidente da Voith Paper América do Sul.

Parceira no desafio, a Klabin também se mostrou engajada com o resultado. “É prioritário para a Klabin participar de iniciativas focadas no cuidado com o meio ambiente. Quando conseguimos fazer isso junto aos nossos parceiros, a satisfação é ainda maior. A união de esforços e a mobilização de toda a cadeia em prol do desenvolvimento de soluções sustentáveis impacta positivamente no futuro do planeta”, destacou Renato Damásio, Research & Development da Klabin.

A 5ª edição do Startups Connected contou também com um desafio sobre Gestão Inteligente de Energia. Proposto pela Siemens Energy, o desafio buscava soluções baseadas em tecnologias emergentes e modelos de negócio inovadores através de informações geradas a partir de dados reais de equipamentos da empresa.

“De modo a aproveitar as soluções baseadas em Internet of Energy, que fornecem transparência sobre as condições dos equipamentos elétricos, a Siemens Energy lançou o desafio para o desenvolvimento de uma plataforma de manutenção preditiva inteligente, cujo objetivo é possibilitar ao gestor de Operação & Manutenção atuar pró ativamente, prevenindo falhas elétricas e identificando o melhor momento para realizar a substituição ou manutenção dos ativos elétricos”, explicou Victor Prado, Business Developer Coordinator na Siemens Energy.

Com o suporte da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, a MSD foi escolhida como vencedora do desafio. A colaboração com a Siemens Energy foi muito interessante, pois tivemos a oportunidade de discutir aplicações de gêmeos digitais funcionais na estratégia de transformação digital da Siemens Energy. A Siemens Energy demonstrou interesse em continuar o projeto e nós estamos em conversas avançadas para definir o melhor modelo de negócios para exploração da solução desenvolvida”, contou Daniel Damasceno, Diretor na MSD Sistemas.

Sobre o Startups Connected

O Startups Connected é o programa de aceleração da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Por meio dele, empresas e startups selecionadas trabalham em um projeto de inovação concreto, baseado em um desafio empresarial.

As inscrições para a 6ª edição do Startups Connected serão abertas no dia 30 de junho. Os empreendedores interessados em apresentar suas soluções podem conferir os destalhes dos desafios e as empresas participantes no site da iniciativa.