Vencedores recebem Prêmio von Martius em SP


A entrega do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2014 aconteceu na manhã desta terça-feira (5), durante a cerimônia de abertura da edição do Congresso Ecogerma deste ano, no Club Transatlântico, em São Paulo.


Criado em 2000 pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, a premiação tem a intenção de reconhecer projetos de todo o País que promovam o desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhado ao conceito de sustentabilidade. Além disso, visa reconhecer e reforçar o compromisso da Alemanha e das empresas de capital alemão instaladas no Brasil com o desenvolvimento sustentável.


“As novas gerações que estão à frente das tomadas de decisões têm cada vez mais a obrigação de buscar a relação entre economia e ecologia”, declarou Marcelo Lacerda, coordenador da Comissão de Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha, durante o início da cerimônia.


A iniciativa analisou 75 trabalhos e premiou os três melhores colocados das três categorias em foco: Humanidade, Natureza e Tecnologia. Além disso, houve uma menção honrosa na categoria Natureza.


Lista dos premiados


Humanidade


1º lugar: “Mapeando Sinergias pela Sustentabilidade da Pan Amazônia”, do Fundo Vale – Associação Vale para o Desenvolvimento Sustentável


Em 2012 o Fundo Vale realizou uma grande pesquisa sobre o perfil e o potencial de sinergia entre centenas de organizações e pessoas que atuam pelo desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia no Brasil e sete países do bioma. Os resultados estão disponíveis no “Mapa de Sinergias da Pan Amazônia” que permite a qualquer pessoa identificar na internet que está operando aonde, em 45 temas e dimensões ambientais, sociais, econômicas e culturais e qual o foco dos beneficiados entre as organizações para permitir maior eficiência de comunicação.


2º lugar: “Convivência com a realidade semiárida – promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania”, do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS


A experiência, que vem sendo desenvolvida em comunidades rurais da região semiárida do médio Sertão da Paraíba há 20 anos, tem como objetivo promover o empoderamento social, a partir do fortalecimento político organizativo das famílias e comunidades, resgatando práticas de solidariedade já vivenciadas pelas famílias, que possam, a partir de inovações sociais, contribuir, efetivamente, para uma melhor e


mais sustentável qualidade de vida, a partir das potencialidades locais (natureza) e da gestão participativa de recursos.


3º lugar: “Movimento Gastronomia Responsável”, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza


A curadoria do projeto convidou chefs para criarem pratos seguindo os quatro princípios de conservação da biodiversidade que norteiam o movimento: utilização de alimentos orgânicos, aproveitamento integral dos ingredientes, não utilização de espécies da fauna e flora e uso de ingredientes de fornecedores locais. O Gastronomia Responsável conta com 50 restaurantes participantes em oito estados. Cada um deles oferece pelo menos um prato que segue as especificações do movimento. As pessoas também são convidadas a participar da iniciativa, criando suas próprias receitas responsáveis e compartilhando-as no site http://www.gastronomiaresponsavel.com.br/.


Natureza


1º lugar: “Projeto Manejar para Conservar”, da Fundação Amazonas Sustentável – FAZ


O projeto apoia a geração de trabalho e renda por meio do manejo sustentável de madeira na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro (AM), tornando legal e sustentável a atividade, antes ilegal e predatória, formando capacidades locais e dando poder para que acompanhem as etapas do licenciamento, produção e comercialização da madeira.


2º lugar: “Uma Parceria Pelo Futuro – Cooperação Técnica VC – SBE – RBMA”, Da Votorantim Cimentos – VC


Os objetivos da Cooperação Técnica VC (Votorantim Cimentos) – SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia) – RBMA (Reserva da Biosfera e da Mata Atlântica) são desenvolver, implementar e difundir boas práticas socioambientais de mineração em áreas cársticas e no entorno das Unidades de Conservação, bem como em áreas de Mata Atlântica que contribuam para a proteção da biodiversidade e a proteção do patrimônio espeleológico.


3º lugar: “Conservador das Águas”, da Prefeitura Municipal de Extrema – MG


O projeto foi concebido em 2005 por meio da lei n? 2100, com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais, priorizando ações preventivas do que corretivas. Um dos principais objetivos do Conservador de Águas, que é voluntário, é garantir a sustentabilidade socioeconômica e ambiental dos manejos e práticas implantadas, por meio de incentivos financeiros (PSA).


Menção Honrosa: “Gestão Participativa e Sustentável de Resíduos Sólidos”, de Jutta Gutberlet


Durante seis anos, a ação desenvolveu múltiplas atividades, fortalecendo a coleta seletiva diária com 32 cooperativas de catadores na região metropolitana de São Paulo. O projeto também ajudou na construção de políticas públicas de resíduos sólidos com a inclusão socioeconômica dos catadores, melhorando as condições de trabalho.


Tecnologia


1º lugar: “Valore”, da Bayer CropScience


Implementado em 2009, o programa leva aos produtores rurais toda a orientação de que precisam para tornar suas culturas mais sustentáveis e, com isso, obter certificações internacionais. Além de melhorar a qualidade dos produtos e evitar desperdícios de recursos nos processos, o Valore reúne dezenas de ações em favor da segurança dos trabalhadores, da preservação do meio ambiente e do respeito à legislação.


2º lugar: “ENIAC – Resíduos Eletrônicos”, do Instituto Brasileiro de Turismólogos


Projeto de Responsabilidade Socioambiental que recebe doações de resíduos eletrônicos e bonifica seus doadores. Todo material coletado ganha destinação adequada, reaproveitamento ou é doado para entidades públicas.


3º lugar: “Cisternas com sistemas de boia para lavagem do telhado e bomba trampolim no processo de captação e manejo de água de chuva para o consumo humano”, do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS


A iniciativa tem estimulado uma inovação social importante para melhorar a portabilidade da água captada da chuva para o consumo humano. Há na zona rural do nordeste, muitos insetos e pequenos lagartos (lagartixas) e até ratos nos telhados que, frequentemente, fazem suas necessidades fisiológicas e contaminam o espaço. A experiência consiste em dois reservatórios, uma cisterna para captação de água para o consumo humano, reservatório com capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água captada do telhado por meio de calhas, e outro pequeno dimensionado, a partir da necessidade da água para a lavagem do telhado.  

SXC
SXC