Workshop Agroscience Brasil-Alemanha

A Câmara Brasil-Alemanha e o Estado alemão da Renânia-Palatinado realizam, no dia 6 de novembro (sexta-feira), o workshop “Agroscience Brasil-Alemanha”, com a participação do representante do Ministério de Economia, Transportes, Agricultura e Viticultura de Renânia-Palatinado, Jürgen Weiler, que falará sobre o potencial de cooperação econômica do Estado com o Brasil.


Entre 2004 e 2008, a corrente comercial entre o Estado e o Brasil cresceu 124,7%, passando para € 987,8 milhões. Produtos agropecuários, químicos e metais lideram as exportações do Brasil para a Renânia-Palatinado, enquanto produtos químicos, farmacêuticos e máquinas são os mais importados do Estado pelo País. O uso sustentável de áreas rurais, a utilização de resíduos orgânicos como fonte de geração de energia e a produção de alimentos de alta qualidade são os temas da apresentação do Diretor do Instituto de Agroecologia, da RLP AgroScience, o Prof. Dr. Roland Kubiak.


O Instituto de Agroecologia faz pesquisas aplicadas nas áreas de agricultura e meio ambiente, além de análises sobre o uso de resíduos orgânicos como fonte de energia renovável. Por meio de sistemas de informação, o instituto desenvolve e aplica novos métodos de análises paisagísticas. Outra importante atividade do instituto é a criação de técnicas destinadas ao emprego de defensivos agrícolas, com o objetivo de diminuir a quantidade utilizada, aumentar sua eficácia e proteger o meio ambiente. Em parceria com o Instituto alemão Fraunhofer de Biologia Molecular e Ecologia Aplicada, desenvolve pesquisas nas áreas de qualidade da água, gestão da cadeia alimentar e monitoramento ambiental de longo prazo.


O workshop engloba a programação de viagem da delegação político-empresarial da Renânia-Palatinado a São Paulo, que inclui encontro com o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João de Almeida Sampaio Filho. Antes de passar por São Paulo, a delegação político-empresarial esteve em Porto Alegre (RS) e em Buenos Aires, na Argentina. O evento “Agroscience Brasil-Alemanha” acontece no dia 6 de novembro, das 9h às 12h, no Club Transatlântico, Rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo.

DZT
DZT