Nenhuma imagem disponível na galeria.

A Aegea, empresa do setor de saneamento, venceu a disputa da Concorrência Pública nº 002/2024, cujo objeto consiste na concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 99 municípios do Pará beneficiando mais de 4 milhões de pessoas. Estão previstos mais de R$ 15 bilhões em investimentos em 40 anos de contrato. O leilão foi realizado em abril, na sede da B3, em São Paulo.
A empresa sagrou vencedora dos blocos A, B e D. A meta para 2033 é alcançar 99% de atendimento com abastecimento de água e 90% com esgotamento sanitário no bloco A, que inclui municípios da Região Metropolitana de Belém, como Ananindeua, Marituba e a própria capital. Já a universalização do esgotamento sanitário nos blocos B e D, com 90% de atendimento, deverão ser atingidas até 2039.
De acordo com Radamés Casseb, CEO da Aegea, a conquista da companhia promove saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para a população do Pará. “Nosso propósito é continuar movimentando vidas, levando dignidade por meio do saneamento básico nas regiões onde atuamos”, comenta.
No Estado, por meio da unidade Águas de São Francisco, em Barcarena, recentemente, lançou o programa “Trata Bem Barcarena”. Com um investimento de R$ 150 milhões, a iniciativa visa a universalização do saneamento até novembro de 2025, beneficiando cerca de 120 mil pessoas, antecipando em quase 10 anos os investimentos previstos.
No ano em que o Pará sediará a COP30, Barcarena se transformará na 1ª cidade do Estado a atender as metas do Marco Legal do Saneamento. Já Novo Progresso recebe novas redes de água e uma nova Estação de Tratamento de Água será construída ainda esse ano, acompanhando o desenvolvimento da cidade. A Aegea passa a operar em 865 municípios de 15 estados, agregando expertise e diferentes modelos de contrato para atender a mais de 37 milhões de pessoas em todo o país.