Controle da ferrugem asiática é destaque no Dia de Campo C.Vale

Foto: Divulgação BASF

A BASF reforçará a relevância do manejo fitossanitário preventivo das lavouras de milho e soja durante o Dia de Campo organizado pela C.Vale Cooperativa Agroindustrial. Pela primeira vez no evento, a BASF apresenta o seu portfólio completo de soluções para agricultura, que inclui sementes de soja Credenz e a marca de licenciamento SoyTech. A feira, organizada pela C.Vale Cooperativa Agroindustrial, acontece entre os dias 15 e 17 de janeiro, na cidade de Palotina, na região oeste do Paraná.

De acordo com dados apresentados pelo Consórcio Antiferrugem, o Paraná lidera as ocorrências de ferrugem asiática na safra 2018/2019, com mais de 50 casos. A região de Palotina também registrou incidência da doença nesta safra. “Sabemos que se o manejo da ferrugem asiática não for feito de maneira correta, a doença pode causar redução de até 80% na produtividade da soja. É essencial que o agricultor seja eficiente no controle das doenças e pragas da lavoura realizando o monitoramento constante para elevar os índices de produtividade e garantir a longevidade do negócio”, observa Helio Cabral, gerente de Marketing Soja da BASF.

Para o Dia de Campo C.Vale, o visitante poderá obter informações sobre o fungicida Versatilis, cuja aplicação é feita juntamente com o Status, fungicida de ação multissítio. Segundo pesquisas realizadas em mais de 25 mil hectares, o uso destes produtos em conjunto com outras soluções da BASF resultou em aumento da produtividade em duas sacas de soja por hectare (safra 2016/2017).

Safrinha
Com a colheita da soja se aproximando da fase final na região, os agricultores começam os preparativos para o cultivo de uma segunda safra – também conhecida como safrinha. Helio Cabral lembra que é preciso aguardar a dessecação completa da lavoura de soja para finalizar a colheita. “Esse processo é extremamente estratégico para assegurar bons resultados em quantidade e qualidade dos grãos. Muitas vezes é preciso acelerar a padronização da secagem na lavoura para aproveitar uma melhor janela de plantio do milho”, explica Cabral. Para o processo de dessecação de pré-colheita da soja, a BASF conta com o herbicida dessecante Finale, que pode ser usado para este fim, além de ser uma importante ferramenta para o controle eficiente de plantas daninhas no manejo pré-plantio da oleaginosa.

A safra de milho neste ano deverá alcançar quase 64 milhões de toneladas, segundo estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Os agricultores devem ficar atentos para a ocorrência de pragas, como a lagarta-do-cartucho e de fungos, que podem provocar doenças como a chamada “mancha branca” nas lavouras de milho.

“O agricultor precisa assegurar o monitoramento fitossanitário e manejo adequado para aumentar a rentabilidade da lavoura nesta safra, uma vez que existe a tendência de preços não muito favoráveis”, observa Stael Prata Silva Neto, gerente de Marketing Milho da BASF. A empresa conta com produtos como o Imunit, inseticida que combate a lagarta-do-cartucho, e os fungicidas Orkestra SC e Abacus HC para prevenir o surgimento de doenças como a “mancha branca”.

Sobre o Dia de Campo C.Vale
Onde: Campo experimental da C.Vale – Palotina (PR)
Endereço: Av. Independência, 2347
Data: 15 a 17 de janeiro de 2019
Website: www.cvale.com.br/diadecampo