Solução inteligente da Bosch para a gestão de insumos agrícolas

bt_capa_monitoramento_2Garantir segurança e a melhoria dos processos que envolvem a correta administração de insumos biológicos e químicos em plantios é um dos desafios do setor de agrícola. Isto porque fertilizantes e defensivos químicos, por exemplo, são produtos que têm períodos determinados para serem aplicados nas lavouras e uma falha pode comprometer toda a produção. Por isso, sistemas inteligentes de monitoramento do armazém e do controle do estoque são essenciais para oferecer mais produtividade, segurança e eficiência aos agricultores.

Para suprir esta demanda, a Bosch levará para a 25ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) uma solução completa que agrega inteligência em videomonitoramento, sonorização, análise de dados e suporte de gerenciamento. Por meio de uma simulação no estande da empresa, os visitantes poderão conferir os diferenciais, os benefícios das tecnologias e dos serviços que podem ser customizados conforme a necessidade de cada produtor.

Direcionada para ambientes internos, como armazéns, a solução da Bosch envolve câmeras com recurso de análise de vídeo inteligente (IVA) embarcado, que permite fazer configurações de regras para identificar e relatar diferentes situações, como movimentação de objetos, diferenciação de cores e acesso à área não autorizada.

Dessa forma, os responsáveis podem acompanhar todos os procedimentos para a aplicação adequada dos insumos biológicos e químicos no campo. Em caso de qualquer anormalidade em relação ao protocolo definido, o Centro de Controle Operacional receberá alertas por meio de um sistema de software, que pode incluir mensagens de texto na tela do computador ou no celular, além do disparo de avisos sonoros pré-gravados no local para orientar os funcionários sobre a irregularidade.

Já a gestão da operação pode ser totalmente personalizada. Com os dados gerados pelo monitoramento, o produtor poderá realizar uma análise detalhada sobre a alocação e utilização dos produtos, agregando melhor performance e mais economia no dia a dia. Além disso, existe também a possibilidade de terceirizar o serviço, reduzindo os custos operacionais, já que elimina a necessidade de estruturar um centro de controle apenas para monitorar o armazém.

Foto: Divulgação Bosch