ABA completa 40 anos em 2019 com muita história para contar

Conquistas da Andersen Ballão Advocacia se confundem com o relato do desenvolvimento político e econômico do Brasil

Andersen Ballão

No ano em que completa quatro décadas de serviços e muito comprometimento, a Andersen Ballão Advocacia quer dividir um pouco de sua história com os associados da AHK.

Após realizar uma especialização em Direito Marítimo, em Hamburgo, na Alemanha, por meio de uma bolsa concedida pelo Serviço de Intercâmbio Alemão (DAAD), o advogado Wilson José Andersen Ballão – o Dr.Ballão – voltou com o firme propósito de prestar o apoio jurídico ao ainda incipiente comércio exterior brasileiro – o que mais tarde se tornaria uma marca da Andersen Ballão Advocacia.

Alguns fatos da história nacional recente marcaram o crescimento do escritório. Um deles foi a apreensão dos depósitos bancários em 1990, pelo governo Fernando Collor de Mello, quando o Dr. Ballão teve a inusitada idéia de fazer com que os clientes transferissem o “endereço físico” do dinheiro para São Paulo. Precisou tornar-se habitué da sede da Justiça Federal na Avenida Paulista, mas o esforço compensou pelos resultados obtidos.

Outro episódio foi o encalhe de um navio holandês no canal da Galheta, em Paranaguá, carregado com soja. Após o desencalhe, ele ficou impedido de partir, e o Dr. Ballão conseguiu um mandado de segurança para que o navio realizasse a viagem. A estratégia se repetiu em inúmeros outros casos. Toda a soja do Paraná e de outros estados, das safras de 1993 e 1994, passou pelo escritório da ABA.

Na virada do milênio, a ABA cresceu muito com a chegada de empresas europeias para atender as montadoras de veículos que se instalaram na região de Curitiba. Aos poucos, o escritório foi ampliando as áreas de atendimento e assumindo o amplo perfil que tem hoje.