AHK Paraná comemora 50 anos de fomento à economia paranaense

Foto: Divulgação – AHK Paraná

As comemorações tratarão de temas atuais como o ESG, Transformação Digital, Hidrogênio Verde, Energia Limpa, Sustentabilidade e Neutralidade Climática.

Estimular o desenvolvimento econômico por meio do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil. Promover a cooperação regional e global entre o Mercosul e União Europeia. Esses são os objetivos da Câmara Brasil-Alemanha (AHK Paraná) que, em 2022, completa 50 anos de forte atuação no estado.

Para o diretor da entidade, Andreas Hoffrichter, desde os anos 70, a Câmara contribui para o networking entre empresas brasileiras e alemãs instaladas no Paraná.

“Começamos  com a participação de empresas alemãs recém chegadas ao estado, que buscavam entender o modo brasileiro de fazer negócios e compartilhar soluções para atuarem no mercado local“, conta.

Naquela época, a entidade crescia na mesma proporção que as empresas alemães se instalavam, principalmente, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A boa infraestrutura da região, que favorecia a logística e apresentava vantagens competitivas, chamou a atenção dos empresários para investir no estado do Paraná. As reuniões frequentes entre os executivos destas empresas, criaram um ambiente favorável para que se formasse um grupo para de troca de experiências, que se tornou o primeiro quadro de associados da câmara.

Hoje, a entidade contribui de maneira decisiva para as relações entre a Alemanha e o Paraná, incentivando o networking direto entre empresários alemães e paranaenses. “O nosso trabalho tem dado bons frutos e auxiliado o Paraná a se projetar internacionalmente como estado atraente para investimentos”, celebra Hoffrichter.

Por meio de eventos, palestras, grupos de intercâmbio de experiências, plant tours e missões empresariais, a AHK Paraná se consolida como uma das mais importantes câmaras do Brasil, que reúne as principais empresas responsáveis por uma importante fatia do PIB do Estado.

A participação ativa dos executivos nas atividades da câmara, também nos patrocínios investidos em inúmeros eventos, são fundamentais para o crescimento da AHK Paraná. É preciso ainda exaltar o excelente trabalho realizado pelo conselho da entidade, eleito por voto direto dos associados a cada três anos.

“Os nossos conselheiros são executivos altamente gabaritados, que dirigem grandes empresas no estado. Apesar de suas agendas concorridas, se dedicam voluntariamente para o desenvolvimento da AHK Paraná. Engajam, inclusive, seus colaboradores em nossos grupos de trabalho, ambiente onde apresentam soluções inovativas  para temas como ESG, transformação digital e energia renovável“, ressalta.

Em seus vários compromissos, também como Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter percebe o respeito e admiração do meio empresarial pela Câmara. “Nossa excelente reputação não foi conquistada de um dia para o outro. Colhemos, hoje, o fruto do trabalho de dezenas de pessoas, entre conselheiros, associados e colaboradores que, ao longo destes 50 anos,  fortaleceram nossa entidade, que olha para o desenvolvimento regional e busca trazer inovações  para nossa economia. E assim,  a AHK Paraná é hoje referência em excelência no relacionamento econômico com a Alemanha ”, conta o diretor, que há nove anos está à frente da entidade.

50 anos que merecem ser comemorados!

As festividades acontecerão durante todo o ano com a participação ativa dos associados, parceiros e amigos. Entre as iniciativas está o plantio de 50 mudas de árvores nativas na região de Curitiba e por todo o Paraná, além do lançamento do AHKCast, um canal de podcasts no Spotify que trará discussões sobre os três pilares da Câmara – Inovação, Energia Limpa e Sustentável e ESG.

“Traremos executivos de empresas de força no estado para discutir as transformações tanto no mercado interno quanto europeu, além de abrir debates sobre temas como Transformação Digital, Hidrogênio Verde, Start-ups e muito mais”, confidencia o gerente administrativo da AHK Paraná, Augusto Michells.

As ações programadas estarão disponíveis em breve no hotsite criado exclusivamente para os 50 anos, onde os interessados acompanharão o calendário de lives, projetos e videocasts. Fique atento, vamos comemorar juntos o nosso cinquentenário!