Artigo: Head de Soluções da De Bernt explica assessment estruturado

De acordo com a profissional, empresa pode se basear em diversas possibilidades e criar um programa de job rotation


 

*Por Valéria Plata

Provavelmente você já conheceu alguma empresa que fez a famosa “dança das cadeiras” em seu quadro de líderes ou funcionários. Ou ao menos, já ouviu falar dos movimentos realizados nas estruturas organizacionais que trouxeram otimização e ganhos para a Organização.

Esses processos são possíveis e possuem maior nível de acerto quando conduzidos de maneira estruturada. Para isso, o assessment é uma excelente ferramenta de diagnóstico. Através de uma avaliação de prontidão ou potencial, é possível avaliar o nível de adequação dos profissionais versus a estrutura e os objetivos do negócio, o que possibilita ganhos em produtividade, performance, qualidade.

Seja em momento de crise ou crescimento, olhar para a estrutura e para os profissionais é fundamental para garantir movimentos corretos que possam trazer benefícios a ambos: empresa e colaborador. Proporcionar programas de desenvolvimento que estejam em linha com os objetivos organizacionais e com as necessidades de cada colaborador, é um atributo de sucesso para empresas com orientação ao valor humano.

Além disso, o que mais tem atraído as pessoas em termos de desafios – independente da geração – é a possibilidade de crescer. Não só se tratando de cargos ou promoções, mas de experiências e desafios. Ganhar know-how e trabalhar em um projeto desafiador tem sido um dos fatores de maior consideração nos indicadores de retenção de profissionais. Com o assessment estruturado, a empresa pode se basear em diversas possibilidades e criar um programa de job rotation, por exemplo, como fator de desenvolvimento e proporcionar uma excelente experiência aos seus colaboradores.

Compreendendo a importância disso, nosso processo inicia com o entendimento da necessidade de cada empresa para propor o programa mais adequado à cultura e necessidade. Individual, coletivo ou até mesmo gamificado, nossas soluções buscam unir no processo ganhos de desenvolvimento para as pessoas e de performance para as organizações.

Sabemos que são dias de incertezas, mas seguimos firme nosso propósito que “são os melhores talentos que transformam as empresas e ajudam a transformar o mundo”.

Estamos todos no mesmo barco! Seguimos em frente juntos e mais fortes a cada dia.

*Valéria Plata é Executiva com mais de 20 anos de experiência em posições de gestão e liderança na área de recursos humanos. Foi responsável pela estratégia e gestão das áreas de Talent Acquisition, Desenvolvimento e Educação Corporativa, Gestão de Talentos, Remuneração e Estrutura. Especialista em Cultura Organizacional e projetos de transformações.