CDU, SPD ou Grüne

Foto: Divulgação AHK Paraná

Conheça os candidatos a Chanceler da Alemanha. Um deles substituirá Angela Merkel, que ficou 16 anos à frente do país mais rico da Europa

No próximo dia 26 serão realizadas as eleições federais na Alemanha, quando os cidadãos terão a missão de eleger indiretamente um novo chanceler por meio da nova composição do Parlamento, o chamado Bundestagswahl.

A corrida ainda está completamente aberta. No último debate televisivo exibido em agosto entre os três principais candidatos – Olaf Scholz (SPD), Annalena Baerbock (Grüne) e Armin Laschet (CDU) –, não houve vencedor. Mesmo em pesquisas sobre quem é o mais competente ou completo para gerir o país, surge um empate que deixa completamente indefinido o que poderá acontecer no final de setembro. Mas quem são os candidatos? O que defendem e o que pretendem fazer da Alemanha nos próximos cinco anos? Conheça um pouco mais sobre eles:

Armin Laschet – CDU
A União nomeou o presidente do CDU, Armin Laschet, para competir nas eleições federais de 2021. Em abril, Laschet enfrentou o voto dos seus correligionários numa disputa polêmica com o primeiro-ministro da Bavária, Markus Söder. O presidente do CDU saiu vencedor com 31 votos contra 9. Com o slogan “Tornar a Europa mais capaz de agir”, o seu principal mote de campanha é promover a união e a segurança da União Europeia.

Annalena Baerbock – Grüne
Os Verdes confirmaram a sua líder de partido como candidata, em junho, com o voto de confiança de mais de 98% dos membros. Em meio à disputa e discussões da União, o Partido Verde anunciou a sua concorrente em uma grandiosa convenção detalhadamente planejada. Todas as pesquisas prévias indicavam que os alemães continuariam a ser comandados por uma mulher. Mas, no meio do caminho, Baerbock enfrentou uma séria acusação de plágio que a fez despencar. Apesar disso, ela continua no páreo e ainda é forte candidata a substituir Merkel.

Olaf Scholz – SPD
O Partido Social-Democrata foi o primeiro a apresentar o seu candidato: o Ministro das Finanças e Vice-Chanceler de Merkel. Ex-Lorde e prefeito de Hamburgo, Scholz já havia se candidatado anteriormente ao cargo de líder de partido, quando, no verão de 2020, foi nomeado candidato pela indicação do comitê executivo do SPD. Recentemente, recebeu críticas pela sua conduta em investigações de escândalos tributários, mas, nas últimas pesquisas, tem ficado à frente do CDU, o que não acontecia desde fevereiro de 2017.

O que se percebe no país é um sentimento contrário à mudança durante uma campanha eleitoral morna. Os alemães, se pudessem, permaneceriam como estão: com Angela Merkel. Mas a chanceler não deixou nenhuma abertura para permanecer no poder. Foi categórica em sua saída. Por isso, espertamente, o seu Ministro de Finanças usa o jargão: “Sem vontade de mudar? Você pode ficar como está!”, o que tem conquistado a simpatia de muitos eleitores que ainda não se convenceram sobre as propostas do candidato do CDU. Mais do que isso. Uma coalisão entre sociais-democratas, verdes e esquerdistas, parece uma opção concreta.

Mas uma coalisão do outro lado do Atlântico implica concordâncias em temas sensíveis como política externa, segurança, meio ambiente, entre outros. Nenhum dos principais partidos almeja a saída da Alemanha da OTAN, mas muitos querem diminuir a contribuição em conflitos internacionais. O que todos concordam é com a forte atuação em missões de ajuda humanitária comandadas pela ONU.

Outras questões como o investimento em fontes de energia renováveis e uma melhor infraestrutura digital para o país são consenso. Coalizões mais à esquerda provavelmente viabilizariam o aumento de impostos para os mais ricos e uma diminuição de carga horária de trabalho. Já uma coalizão mais liberal, considerada bem provável por alguns cientistas políticos alemães, traria discordância mais acirrada relacionada à política externa e segurança. No entanto, em questões de imigração, tema sempre muito sensível, nenhum dos três candidatos pretendem restringir a entrada de estrangeiros no país. Leia as matérias na íntegra nos links https://bityli.com/EQvnW e https://bityli.com/MsdnW.