Comitiva Alemã visita Curitiba em busca de novos negócios

Viagem do grupo, organizada pela empresa associada PRO-Q, contou com o apoio da Câmara

Comitiva Alemã

Uma comitiva de nove empresários alemães, dos mais diversos setores, esteve no Brasil entre os dias 6 e 14 de outubro à convite da Câmara de Indústria e Comércio da Alemanha do estado da Saxônia. O evento foi organizado pelas empresas parceiras Qualitas da Alemanha e PRO-Q do Brasil, estando a última instalada em Curitiba, atuando na área de qualidade do setor automotivo. A visita, que contou com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha (AHK-Paraná), teve por intuito apresentar o mercado brasileiro, suas oportunidades, desafios e particularidades aos investidores estrangeiros.

A programação da delegação incluiu visitas às empresas instaladas na região de Curitiba, rodada de negócios com empresários brasileiros no Hotel Bourbon e um encontro com uma empresa de importação e exportação para informações sobre o funcionamento deste setor no país. No Estado de Santa Catarina ocorreram reuniões e visitas técnicas, um encontro com o Prefeito da cidade de Blumenau e com a Cônsul Honorária da Alemanha local, além de visitação a Oktoberfest e turismo na região de Urubici. 

“Esta é a segunda viagem que organizamos com empresários interessados em investir no Brasil. A primeira, voltada mais para a indústria automotiva, aconteceu em 2017 e teve como itinerário principal o estado de São Paulo. Desta vez, focamos na Região Sul do país e vários negócios foram encaminhados”, comemora Jörg Staniek, anfitrião e organizador da excursão.

Em Curitiba, o grupo foi recebido pelo Diretor Regional da AHK-Paraná e Cônsul Honorário da Alemanha Andreas F. H. Hoffrichter, que contextualizou aos conterrâneos a atual situação socioeconômica enfrentada pelo Brasil. “Só posso agradecer à Gerente Regional da Câmara Christina Mathias e ao Cônsul, que fez o possível para explicar a todos como funciona o país, qual é a situação política, econômica, as coisas boas e ruins…Sempre temos muito apoio da AHK e fomos muito bem recebidos”, enfatizou Staniek.

Outros caminhos

“Atualmente trabalhamos na área de qualidade da indústria automotiva, mas queremos ampliar nossas atividades. Estamos focados na constituição de uma rede Brasil-Alemanha, para empresas interessadas no mercado brasileiro e vice-versa. Este é o nosso objetivo. Temos uma rede de contatos muito grande, através de nossa empresa parceira na Alemanha, que atua também na República Tcheca e Polônia – são esses contatos que possibilitam a organização dessas viagens”, explica Jörg, ao lado da sócia Rosangela Albini, e Gerd Wagner, Gerente da Qualitas.