Conheça os nossos Conselheiros: Wilson José Andersen Ballão

Foto: Divulgação AHK Paraná

Ele não é o mais velho entre os conselheiros, mas é o seu decano. Wilson José Andersen Ballão é conselheiro da Câmara desde meados dos anos 90. Foi vice-diretor na gestão do saudoso Marcelo Kalman e também na gestão do então diretor e atual conselheiro, Hans Schorer. Em 2004, foi eleito diretor da AHK Paraná, cargo que desempenhou até o ano de 2012.

Com muito orgulho, lembra de ter faltado tão somente a duas reuniões do conselho, nestes mais de 25 anos. O Dr. Ballão lembra: “quando diretor, fazia questão de estar presente a todos os eventos da AHK Paraná, ainda que não no evento todo, mas pelo menos em sua abertura”.

Para o conselheiro, a AHK Paraná é muito mais do que uma associação de empresas, ela é personagem central em sua biografia profissional e de enorme importância na história do desenvolvimento industrial do Paraná.

O laço sanguíneo do Dr. Ballão com a Alemanha é bem longínquo. Remonta a uma trisavó paterna, Carolina Schleder. A esse DNA alemão mescla-se o sangue português, norueguês, italiano e indígena. Exemplo marcante do caldeamento de povos, “brasileiro genuíno”.

Brasileiro de Curitiba, sim, mas com forte influência da cultura e dos costumes alemães, em seu modo de vida, fruto de seu casamento com sua eterna professora do “idioma de Goethe”, Karin Birckholz, e dos anos vividos na Alemanha, por conta de uma bolsa de estudos que recebeu do DAAD – Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão, em 1982 e 1983.

É membro, desde a sua fundação, da DBJV – Deutsch-Brasilianische Juristenvereinigung e.V (Associação Alemã-Brasileira de Juristas – www.dbjv.de), com sede em Frankfurt a.M ., e encontra-se anualmente com seus pares.

Por sua atuação frente à AHK Paraná, “construindo pontes entre paranaenses e alemães”, o Presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, lhe outorgou a Cruz da Ordem do Mérito. O conselheiro Wilson José Andersen Ballão foi o primeiro curitibano a receber tal honraria.

A Andersen Ballão Advocacia (www.andersenballao.com.br), escritório por ele comandado, com sedes em Curitiba e Paranaguá e clientes espalhados pelo Brasil e por todos os continentes, é um dos mais bem conceituados do país.

Além de emprestar sua expertise à AHK Paraná, o Dr. Ballão também preside e cuida de três entidades do Terceiro Setor. A Sociedade Amigos de Alfredo Andersen (www.amigosdealfredoandersen.com.br), ligada ao Museu Casa Alfredo Andersen (www.mcaa.pr.gov.br), instituição do Governo do Paraná; o Instituto Princesa Benedikte (www.institutoprincesabenedikte.com), que presta assistência a crianças em estado de vulnerabilidade, e o IAOSP – Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (www.apoiosinfonicaparana.com.br) .