Curso Técnico Cervejeiro qualifica profissionais para o setor

Foto: Divulgação – AHK Paraná

Processo da cerveja, desde o campo até a comercialização, faz parte da grade curricular, voltada para a capacitação integral do profissional

Acompanhar o processo da cerveja do campo até o copo é uma necessidade do mercado cervejeiro brasileiro que, cada vez mais, aprimora seus colaboradores em cursos e pesquisas, inclusive no exterior. Com o nicho em alta, conhecer a cadeia produtiva, qualificar-se e ter a oportunidade de estagiar e aprender, na prática, como funcionam as etapas de produção são os diferenciais na qualificação profissional de quem trabalha no ramo.

Referência em cursos profissionalizantes, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, de Guarapuava, mantido pela Cooperativa Agrária Agroindustrial, oferece anualmente o Curso Técnico em Cervejaria, voltado à capacitação profissional na área. Com excelente grade curricular, que abrange disciplinas relacionadas a matérias-primas, tecnologias de materiais, produção de malte e mosto, produção cervejeira, análise sensorial e outras matérias gerais, o curso ainda conta com professores formados em instituições da Alemanha e em escolas de renome nacional e internacional.

Por ser um curso apoiado pela Agrária, os acadêmicos têm a oportunidade de realizar estágios em empresas parceiras. Com infraestrutura que inclui grandes campos de cevada e laboratórios físico-químico e microbiológico, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina se destaca ao proporcionar aos alunos uma imersão no universo da cerveja, como explica a diretora do Dona Leopoldina, Josiane Richter: “O curso realmente conta com uma grade curricular bastante sólida.  A primeira turma formou-se no final do ano passado, com 19 alunos, que vieram de 13 estados, o que já revela a abrangência e a relevância da nossa proposta. A partir de julho, estaremos com as inscrições abertas para o nosso processo seletivo, que será em novembro. Estamos contribuindo para a ampliação de um mercado que ainda é escasso no Brasil e qualificando pessoas para a vivência na cadeia produtiva da cerveja, desde a sua produção até a comercialização”, afirma.

Richter ainda explica que os formados em Técnico em Cervejaria podem trabalhar em fábricas de diversos portes, exercendo cargos de supervisão ou coordenação de atividades de produção e envase, assim como em operação de equipamentos, gestão de insumos e controles físico, químico e biológico: “A capacitação abrange todas as etapas do processo, qualificando os profissionais para atuarem com excelência em qualquer área do mercado cervejeiro”, conclui.

Para mais informações, acompanhe o site do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina: www.colegioimperatriz.net.br