Empresas Zumbis ameaçam a estabilidade alemã

Suspensão da obrigação de registro de falência acoberta saúde deficitária das empresas

A fim de salvar muitas empresas das consequências econômicas da pandemia, o governo alemão suspendeu os pedidos de falência em março deste ano. A medida provocou um desconhecimento do número real de companhias que estão em dificuldade financeira. Esse é o alerta que os especialistas da agência de relatórios de crédito Creditreform fizeram ao jornal WELT AM SONNTAG, por temerem uma reação em cadeia incalculável devido ao aumento no número de empresas endividadas, dado que permanece invisível.

Segundo matéria do jornal Die Welt, a suspensão da obrigação de pedir insolvência deu surgimento a empresas denominadas “zumbis”, ou seja, aquelas com superendividamento oculto. A quantidade de zumbis é estimada no momento em 550 mil.

Se a obrigação de registro for suspensa até o final de março de 2021, como determinado pela Ministra da Justiça Federal alemã, Christine Lambrecht (SPD), esse número pode chegar a até 800 mil empresas, de acordo com o Creditreform.

O superendividamento oculto das companhias alemãs durante a pandemia é causado, entre outros motivos, pela política de taxas de juros baixas do BCE. Os economistas afirmam que, com os juros baixos, as empresas solicitam créditos e acabam se endividando ainda mais, em um momento em que o volume de negócios ainda é baixo.

O perigo iminente afetará diretamente a classe média alemã, que arrisca perder empregos e baixar o seu poder aquisitivo. “A situação piora a cada dia, pois as falências são apenas adiadas”, avisa Patrik-Ludwig Hantzsch, chefe de pesquisa econômica da Creditreform. “Como resultado, muitas empresas que ainda estão saudáveis ​​podem acabar sendo arrastadas para o abismo junto com elas.”

Christoph Niering, presidente da Association of Insolvency Administrators (VID), teme uma “reação em cadeia incalculável” com os encargos financeiros sendo transferidos para proprietários, fornecedores e bancos. Entre os setores mais afetados pela crise da pandemia estão a Gastronomia, o Entretenimento, Feiras e Eventos e Turismo.

Artigo baseado na matéria do jornal Die Welt https://www.welt.de/wirtschaft/article213619642/Firmeninsolvenzen-Zahl-der-Zombieunternehmen-steigt-kraeftig.html