GIEMA recebe Selo Propósito ESG do Instituto SER Sustentável

Foto: Divulgação AHK Paraná

Grupo de Intercâmbio de Experiências em Meio Ambiente (GIEMA/SG) destaca-se entre as organizações que adotam os princípios ambientais, sociais e de governança 

Garantir o desenvolvimento econômico e social responsável é o objetivo das organizações que adotam os princípios ESG (environmentalsocial and governance) em práticas de sustentabilidade.  Como forma de reconhecer a atuação do Grupo de Intercâmbio de Experiências em Meio Ambiente (GIEMA/SG), da AHK Paraná, foi concedido ao grupo o Selo Propósito ESG, do Instituto Ser Sustentável, destinado às instituições e empresas que representam modelos socioambientais para o crescimento dos negócios.

Para a diretora de Relações Institucionais do Instituto Ser Sustentável, Silvia Elmor, a certificação é uma forma de enaltecer o empenho do GIEMA/SG em sustentabilidade: “O GIEMA/SG merece ser reconhecido como grande disseminador de fatores ambientais, sociais, institucionais e de governança, em todo e qualquer aspecto, para diferentes públicos”, explica.

Ainda segundo Elmor, é preciso entender as especificidades de cada negócio para adequar as organizações a essa realidade, inclusive os impactos causados ao entorno, as implicações em toda a cadeia de produção e as consequências aos stakeholders: “A missão é complexa e não deve ser restrita apenas a um setor ou área de uma empresa. A adoção dos princípios ambientais, sociais e de governança deve moldar o core das organizações e reverberar em todos os níveis hierárquicos e  departamentos”, explica.

Inovação em projetos deve pautar o futuro das organizações

Voltada a auxiliar as empresas no propósito ESG e no desenho de estratégias específicas, o Instituto SER desenvolveu um portfólio amplo de projetos com perfil inspirador. Para a diretora de Coordenação de Mercado e Parcerias do Instituto, Cris Baluta,  o objetivo é unir empresas a essa causa: “Partindo do pressuposto de que o futuro é compartilhar e promover reflexões globais voltadas às necessidades e oportunidades do momento, o SER se coloca como uma liderança consciente, fazendo com que, por meio dos seus projetos inovadores, consiga trazer para as empresas brasileiras um propósito maior, não abstraindo o lucro, porém determinando a causa pela qual essas empresas existem. Neste sentido, o SER desenvolve projetos voltados à economia circular, bioeconomia, sociedade inteligente e cultura, espaço urbano e desenvolvimento territorial sustentável”,

A importância do ESG para a evolução dos negócios

Cris Baluta ainda conta que a busca pelos princípios atingiu grandes proporções no mundo e trouxe novas tendências, incluindo as discussões de clima e impacto. “Embora a questão ESG tenha uma trajetória mais antiga se comparada à discussão do impacto, observa-se uma convergência entre estas duas perspectivas, motivo pelo qual nossas empresas devem cada vez mais dar a devida importância ao meio ambiente e à sociedade como um todo, pois assim maior e melhor será o desempenho de nossas companhias”, acrescenta.

Para a diretora de Coordenação de Mercado e Parcerias do Instituto, é importante dissecar o conceito ESG para prever a aplicabilidade destas três letras. “Isso poderá, definitivamente, colocar nossas empresas no radar de investidores e mercados que olham com cada vez mais atenção para esta sigla, pois verificar, aferir e valorar a implementação dos princípios ESG trará demonstração de performance e alinhamento positivo com o mercado”, finaliza Cris.

O Instituto Ser Sustentável foi fundado com o propósito de buscar a harmonia sistêmica entre a natureza, o ser humano e as tecnologias. Por isso, desenvolve projetos personalizados para a reestruturação do ambiente corporativo.

 

Contato:

www.institutosersustentavel.com.br

(41) 98406.5314