Grupo Potencial entra no mercado de industrialização de soja e amplia produção de biodiesel

Foto: Divulgação Grupo Potencial

O Grupo Potencial, associado da AHK Paraná, lançou na última sexta-feira (30) a Pedra Fundamental da Indústria Esmagadora de Soja e inaugurou a ampliação da sua indústria de biodiesel. A cerimônia na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do governador do Paraná, Ratinho Junior.

A entrada do grupo no mercado da industrialização de soja deve gerar empregos e promover desenvolvimento econômico para o Paraná. A expectativa é de geração de 250 postos de trabalho diretos e até 3 mil indiretos.

Na primeira fase da obra, o investimento previsto pela companhia é de cerca de R$ 1,7 bilhão para ampliação da produção de biodiesel. Entre os pilares da expansão estão a sustentabilidade, o investimento em tecnologia e a qualidade, além da projeção de estar entre os líderes mundiais do setor de esmagamento.

Durante o evento, Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, caracterizou como estratégica a indústria de biocombustíveis para o desenvolvimento do Brasil, em especial diante da necessidade de redução das emissões de carbono. Em 2023, o país elevou para 12% a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel comercializado em território nacional, o que aumenta a demanda por biocombustíveis.

“O Brasil pode ser protagonista do mundo em sustentabilidade, e o Paraná é um exemplo. […] Somente com esse aumento, vamos deixar de importar 1 bilhão de litros de diesel no ano, sendo trocado por biodiesel”, explicou o vice-presidente e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Considerado um dos principais distribuidores de combustíveis do Brasil, o Grupo Potencial atua na produção, transporte, importação e exportação de energia.

Conheça o projeto

A expectativa do Grupo Potencial é que a nova planta seja concluída em 18 meses após o início da construção — que deve ocorrer nos próximos meses. O prazo pode ser aumentado para 24 meses, considerando ainda o prazo de negociações.

A esmagadora de soja será implantada no Complexo Industrial da companhia, na Lapa, junto à usina de biodiesel. Atualmente, já foram iniciados os trabalhos de terraplanagem do terreno.

Com a planta pronta, a capacidade estimada de processamento será de 3,5 mil toneladas por dia, superando a marca de 1 milhão de toneladas de soja por ano.

“O mercado de industrialização de soja é uma frente de negócios nova para o Grupo Potencial, assim como aconteceu com o biodiesel, cuja produção iniciamos em 2012. Mas temos confiança no nosso projeto e ele tem muito potencial para estar nas primeiras colocações no mercado nos próximos anos”, destacou o presidente do Grupo Potencial, Arnoldo Hammerschmidt.

No projeto, ainda está prevista a construção de um terminal ferroviário para ligar a unidade à linha férrea que vai até o Porto de Paranaguá.