Ikea compra móveis usados

Foto: Divulgação

Com o objetivo de se tornar empresa livre de impactos ambientais até 2030, a maior marca global retalhista de móveis, a sueca Ikea, recomprará móveis usados. Quem tiver uma prateleira, mesa ou sofá-cama do Ikea, pode vender o seu móvel que, a depender do estado de conservação, valerá cupons de 30, 40 ou até 50% de desconto na compra de móveis novos.

A empresa ainda se compromete a não revender, mas sim dar o devido destino ao móvel, que pode ser revitalizado e se tornar um produto vintage ou ser completamente desmontado e enviado à reciclagem. Até 2021, cada loja  da marca contará com um departamento específico de compra de móvel, reparação ou renovação.

O Grupo Ingka anunciou recentemente os números da Ikea para o ano financeiro de 2019/20 (1 de setembro a 31 de agosto). O Ikea registrou uma retração no primeiro semestre de 4%, devido ao fechamento de 75% de suas lojas por um longo período ao longo da pandemia. Apesar da redução, o grupo considera positivo o seu desempenho em um ano de tamanhos desafios. ”Nos últimos seis meses, conseguimos nos adaptar rapidamente às novas necessidades dos clientes. A casa nunca foi tão importante como neste momento, por isso estamos determinados a criar um dia a dia melhor para os nossos clientes”, disse Jesper Brodin, CEO do Grupo Ingka. E ela não é a única!

Outro grupo que registrou uma forte aceleração na venda de móveis foi o Unito-Gruppe, que engloba marcas populares na Alemanha como Otto, Quelle e Universal. Somente no primeiro semestre, o grupo registrou um aumento de 12,8% nas vendas. Apenas a marca de móveis para casa Otto, teve um acréscimo de 41% no período. Isso graças ao conceito mundial “Fique em casa“ (Stay at home). De acordo com Harald Gutschi, porta-voz do grupo, a empresa ganhou 400 mil novos clientes. “Muitas pessoas compraram online pela primeira vez durante ou após o bloqueio. A mudança forçada favoreceu o uso do online, o que fez com que muita gente perdesse o medo de comprar pela internet”, finaliza.

Matéria baseada em notícias das seguintes fontes alemãs:

https://www.spiegel.de/wirtschaft/unternehmen/ikea-kauft-gebrauchte-moebel-zurueck-a-72f01c42-05c4-4a77-9b22-a54beb9bd6f7

https://elektro.at/2020/10/09/unito-gruppe-es-laeuft-fantastisch/https://www.moebelkultur.de/news/solide-leistung-onlineumsatz-steigt-um-60-prozent/