Empresa busca competitividade e agilidade no atendimento da demanda crescente no mercado latino-americano
Quando o assunto é o investimento no chão de fábrica, indústrias como a Impress Decor Brasil, referência no desenvolvimento e produção de superfícies decorativas para a indústria de painéis, móveis e pisos, seguem fazendo investimentos de olho na evolução positiva do mercado. Recentemente, a empresa recebeu a aprovação para a implantação da quarta linha de impressão de papéis decorativos no Brasil, que ocorrerá em 2022. No entanto, em função da alta demanda do setor, algumas iniciativas foram antecipadas, como a implantação da nova linha de impregnação, que estava prevista para entrar em operação no próximo ano, e deve estar em funcionamento até o final deste ano.
Todo esse movimento reafirma a confiança que o Grupo Impress tem no desenvolvimento do mercado latino-americano de painéis de madeira para produção de móveis e revestimentos. A produção da Impress Decor Brasil acumulou aumento de 72% na primeira metade de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020 – números que deverão se acentuar com a concretização dos novos investimentos na unidade brasileira, localizada em Araucária (PR).
Ao todo, o investimento chegará ao valor de R$100 milhões, confirmando a empresa como uma das líderes na produção de produtos melamínicos na América Latina.
“Hoje, conseguimos atender com bastante eficiência ao mercado latino-americano, trabalhando com capacidade tomada em quatro turnos. No entanto, acompanhando o crescimento contínuo da demanda, optamos por nos antecipar aos rumos do consumo na região, fortalecendo a indústria e a economia local”, ressalta João Martinez, CEO e Managing Director da Impress Decor Brasil.
Com sete fábricas distribuídas entre Áustria, Espanha, Brasil, Polônia, Rússia (2), China e mais seis escritórios de design nos EUA, Rússia, China, Alemanha, Colômbia e Turquia, o grupo espera aumentar as suas capacidades de impressão e impregnação em 50%, permitindo melhor eficiência produtiva, ganhos tecnológicos, competitividade em custos e agilidade no atendimento da demanda crescente.
Para o diretor comercial da Impress Decor, Marcelo Santos, o foco é expandir os negócios principalmente no mercado latino-americano: “Além de consolidarmos nossa posição como uma das empresas líderes na América do Sul, também somos reconhecidos pelo melhor nível de produtos e serviços, com foco total na melhor resposta às demandas de desenhos e cores que possam entregar valor percebido para toda a cadeia, desde nossos clientes diretos e indiretos até o cliente final em sua casa”., conclui.
Com o mercado aquecido, forte crescimento da demanda e uma mudança de comportamento do consumidor, que passa a olhar mais atentamente para a casa – agora não apenas o local em que as pessoas descansam, mas também estudam, trabalham, celebram e vivem de forma intensa suas vidas –, nasce um dos principais fundamentos para a ampliação da cadeia produtiva: “ Nossos investimentos vão de encontro com esta realidade e irão nos tornar ainda mais ágeis no atendimento das demandas de nossos clientes, eliminando gargalos que hoje dificultam nossa performance comercial/industrial. A ampliação da linha de impregnação nos permitirá servir a nossos clientes com maior portfolio de produtos e serviços, oferecendo a eles maior flexibilidade para construções de novas estruturas em produtos melamínicos e papeis decorativos”, conclui Santos.