Não tem tempo para nada? Repense

Foto: Divulgação AHK Paraná

“Tempo perdido nunca é encontrado novamente”, Benjamin Franklin.  Confira o artigo escrito pelo diretor geral da thyssenkrupp Brasil, Conrado Gomes

No nosso mundo cada vez mais conectado e dinâmico, é muito comum ouvirmos gente reclamando sobre falta de tempo. A impressão é que temos cada vez menos tempo para cuidar de nós mesmos.

É verdade. Mas precisamos ter em mente que o mundo não volta atrás. Muito pelo contrário. O mundo hoje é VUCA e será cada vez mais VUCA no futuro.

PS: VUCA (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity). Traduzindo para nosso português, seria volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Para quem tiver maior interesse, pesquise no google ou wikipedia. =)

Ok, mas como resolver isto? Não espere aqui dicas e material sobre como organizar suas atividades, tabelas sobre urgente/importante, lista ABC de tarefas, etc. Existe bastante material sobre isto na internet e em livros sobre gestão de tempo.

A ideia aqui é colocar uma visão pessoal sobre o assunto e como minha estratégia de gestão de tempo norteia praticamente todas as decisões da minha vida. Sim, praticamente todas.

Tempo é questão de prioridade

Acredito que todos nós gostaríamos de ter o sentimento de total controle do nosso tempo. Para isto, a primeira coisa que precisamos fazer é ter um plano de vida, com prioridades bem definidas. Este é o primeiro passo para tomarmos as rédeas da gestão do nosso próprio tempo.

Precisamos saber aonde queremos chegar e o que queremos alcançar. Não pense em 5 anos, mas em 15, 20, 50 anos. Quais são as prioridades da sua vida? O que é mais importante para você?

Você já pensou sobre isto? Se ainda não tem isto bem claro para você, recomendo fortemente que reflita sobre o assunto. Defina o que mais importa para você e coloque no papel.

Posso citar o meu caso, por exemplo. As prioridades da minha vida, de forma simplificada, são (nessa ordem):

1-Minha saúde

2-Minha família

3-Meu trabalho

4-Minhas finanças

Para mim, saúde antes de tudo. Se não tiver saúde, como vou cuidar do resto? Minha família logo na sequência. Trabalho antes de dinheiro, pois acredito que se meu trabalho for bem feito, dinheiro é consequência. Caso meu trabalho, ou alguma oportunidade financeira possa colocar em risco minha saúde ou família, sei claramente que estou indo na direção errada.

Com base na minha lista, decido como gastar o tempo que tenho disponível.

A lista não precisa ser fixa no tempo. Os itens podem variar dependendo do seu momento de vida e da sua situação atual. Por exemplo, às vezes você precisa abdicar de correr todos os dias (saúde) para poder ajudar um familiar seu que esteja precisando (família).

Mas é crucial que você sempre tenha plena consciência do que é mais importante para você. E o que você quer construir com sua vida no longo prazo.

Tempo é o que você decide fazer com ele

Agora que já temos claro na nossa mente quais são as prioridades da nossa vida, fica muito mais fácil decidir como administrar nosso tempo. Como escolher as coisas que queremos fazer. Tempo é o que decidimos fazer com ele.

Sempre tenha em mente sua lista de prioridades para poder decidir conscientemente o que fazer com o seu escasso recurso tempo.

Se você acha que não tem tempo para fazer aquele curso de inglês que você tanto queria, saiba que é simplesmente porque você não está priorizando isto. Simples assim. Talvez, inconscientemente, você esteja colocando coisas na frente disto que não são tão importantes para você. Quantas horas você tem gasto assistindo TV ou nas redes sociais? Isto realmente faz parte da sua lista de prioridades?

O dia tem 24 horas para todo mundo. Nem mais, nem menos. Considerando que dormimos aproximadamente 8 horas por dia, ficamos somente com 16 preciosas horas “úteis” por dia. Escolha muito bem o que fazer com elas.

Gosto muito do gráfico abaixo. Nele conseguimos ver claramente que temos sim tempo de sobra para correr atrás de nossos sonhos.

Foto: Divulgação AHK Paraná

Agora, veja que interessante:

Se você trabalha como funcionário de uma empresa, a jornada normal de trabalho é de 8 horas por dia. Considerando 1 hora de almoço, mais 1 hora de deslocamento (aproximadamente), você dedica a seu trabalho 10 horas por dia, durante 5 dias na semana.

Ou seja, de segunda à sexta, das 16 horas por dia que você tem disponíveis, 10 horas você está colocando em seu trabalho. Só te sobram 6 horas no dia para você comer, fazer sua higiene pessoal e aproveitar para fazer as outras coisas que são importantes para você.

Agora, se você não gosta do que faz, ou seu trabalho não está ligado às prioridades da sua vida, por favor, pare imediatamente! Não vale a pena gastar sua vida com isso. Você está jogando no lixo o seu bem mais precioso, que é o tempo.

Lembre-se: você tem o poder de escolher o que fazer com seu tempo.

“Ah, Conrado, mas não é tão simples assim. Eu preciso do dinheiro. Preciso pagar minhas contas”. Ok, entendo, mas de novo: prioridades. Coloque a busca por uma nova colocação como uma prioridade e invista seu tempo livre nisso. Estude, desenvolva-se, busque ativamente esta mudança. No longo prazo vai valer muito a pena, acredite!

Você precisa escolher o que fazer e o que não fazer. Aprenda a dizer não.

“Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer.” Steve Jobs.

Nós temos a tendência (principalmente nós brasileiros) de sempre aceitar convites e dizer sim a pedidos de ajuda. Isto é uma coisa muito boa na verdade. Mas, por outro lado, precisamos saber até onde podemos ir. Qual é o limite para estes aceites.

Qualquer coisa que estiver fora de suas prioridades, você tem o direito de dizer não. Não tenha medo de se posicionar. Se você explicar bem, as pessoas irão entender. Você não precisa aceitar tudo que te oferecem. Ou fazer tudo o que te pedem.

Às vezes pode parecer que você está diante de uma grande oportunidade e você não quer perder a chance. Mas se esta “oportunidade” não for de encontro com suas prioridades, será que vale mesmo a pena?

Sabe aquela história de que de graça até injeção na testa? Pois é, esquece! Eu nunca gostei de agulhas! =)