Nem só de energia é feito o carro elétrico

Foto: Divulgação AHK Paraná

Entre chips de alta complexidade,  inteligência artificial, vidros flexíveis e

paneis 3D, os modelos trazem muita inovação e tornaram mais próximo o futuro high-tech

 

Que os modelos elétricos estão revolucionando a tecnologia embarcada e antecipando tendências, ninguém tem mais dúvidas. Essa aceleração também foi motivada, obviamente, pela pandemia.

A começar pelo formato inédito da Consumer Electronics Show – CES 2021 – uma das mais importantes feiras mundiais de inovação que acontece sempre no início do ano nos Estados Unidos e traz as principais tendências para os próximos 12 meses. Devido às circunstâncias sanitárias, a feira foi realizada virtualmente de 11 de janeiro a 15 de fevereiro. Durante mais de um mês, os visitantes tiveram acesso aos stands, assistiram fóruns e palestras e conheceram as mais inovadoras soluções para a indústria, tudo online por meio do site da organização.

É claro que a feira não reuniu todo o glamour e furor habituais, faltou uma pitadinha de experiência real, mas o evento mostrou ao mundo o que esperar dos novos carros, principalmente nas versões elétricas.

 

Carro Solar – uma alternativa à energia elétrica

Essa é o lançamento da startup alemã Sono Motors. O total de 248 módulos solares no corpo do modelo, batizado de Sono Sion, fornece energia diária para até 35 quilômetros de alcance, a depender das condições climáticas. A inovação, no entanto, inclui uma bateria bidirecional de 35 kWh que permite o carregamento por cabo e alcança a autonomia de 255 quilômetros, uma solução para os dias menos ensolarados. O propulsor elétrico produz 163 cv chega a 270 Nm e permite uma velocidade máxima de 140 km/h. Apesar de compacto, Sion, que pesa vazio 1.4 tonelada, oferece muito espaço em seu interior. O preço? O modelo sai por 25.500 € e já pode ser encomendado pelo site sonomotors.com.

 

Nova era para o iDrive-System da BMW

Com lançamento previsto para acontecer ao longo desse ano, o modelo BMW iX estabelece um novo estágio evolutivo para o conceito operacional iDrive. Ele continuará como o conjunto central de prensa rotativa, mas agora traz funcionalidades como controle de voz, tela sensível ao toque, pad e reconhecimento de gestos. A grande novidade, no entanto, é a utilização de informações em nuvem da marca BMW e a inteligência digital que, juntas, reduzem a complexidade do sistema e aumenta sua autonomia.

 

O preço não é o limite

A GM apresentou baterias Ultium de baixo cobalto e os novos modelos – a versão elétrica Cadillac Lyriq e o Hummer EV Edition 1 – um 4X4 com 1000 cv capaz de se mover na diagonal, inovação chamada de Crabwalk. Apesar de custar 112.595 dólares, a encomenda do novo modelo já está esgotada.

 

Liberdade para criar

O fornecedor de vidros flexíveis Visteon apresentou um arsenal de displays modernos. Particularmente impressionante é o display de vidro flexível que gira em 15” para trás e 5” para frente mantendo a mesma nitidez de exibição. A novidade traz aos designers mais liberdades para reinventarem os cockpits.

Dispensa para os óculos 3D

As projeções 3D da Continental, Here e Leia trouxeram tecnologia de campo leve que fornece uma visão espetacular e operação intuitiva para os dispositivos de navegação. A experiência 3D é vivenciada tanto pelo motorista quanto pelo passageiro, em uma realidade impressionante mesmo sem óculos.

 

Leia mais em:

www.autozeitung.de

Ou acesse diretamente a feira:

https://digital.ces.tech/home