Neuroliderança é a nova forma de gestão de pessoas

Foto: AHK Paraná

Confira a entrevista sobre o tema com a Sócia-Diretora da Autogestão Desenvolvimento e Treinamento Maria Walesko 

AHK PR – O que é a neuroliderança e de que forma ela transformou o modo de gestão nas empresas?

Maria Walesko – A neurociência é o campo da ciência que une os conceitos do funcionamento cerebral associados aos comportamentos e práticas modernas de gestão e liderança. 

AHK PR – Por que o autoconhecimento e a autogestão são importantes para quem tem a responsabilidade de liderar equipes?

Maria Walesko – O autoconhecimento é fundamental para a liderança. É preciso primeiro entender como o líder funciona para, então, desenvolver esse autoconhecimento nos membros da sua equipe. A partir do momento em que é possível entender os principais valores e crenças das pessoas, é mais fácil fazer com que cada uma atinja seu melhor desempenho individualmente. 

AHK PR – Conhecer os princípios da neurociência também contribui para o entendimento da neuroliderança?

Maria Walesko – Sim, é fundamental um conhecimento mínimo porque, dessa forma, é possível engajar as equipes com estratégias que abrangem o funcionamento cerebral. Também é possível saber se o ambiente é tóxico, se os relacionamentos são produtivos, compreender as emoções e criar ferramentas para superar as adversidades e os desafios.

AHK PR – Você ministra cursos de neuroliderança. Quais são os principais tópicos abordados?

Maria Walesko – Eu gosto muito de abordar o livro “Liderança tranquila: não diga aos outros o que fazer, ensine-os a pensar”, do David Rock, em que ele propõe um ferramental com estratégias neurocientíficas para aplicação com equipes. Os benefícios de trabalhar com confiança, como desenvolvê-la e gerar uma liderança inspiradora vêm a partir dos conceitos da neurociência. Esse treinamento pode ser desenvolvido, e inclusive é possível customizá-lo para cada tipo de empresa. Essa é uma porta de entrada para que as pessoas se percebam como líderes, identifiquem seus próprios gaps e o que precisam desenvolver para melhorar as suas próprias lideranças. 

*Maria Walesko é Sócia Diretora da Autogestão Desenvolvimento e Treinamento, Especialista em Desenvolvimento Humano de Gestores pela ISAE/FGV. Mestranda em Neurociência Cognitiva pela Florida Christian University. Master Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC). Analista certificada na ferramenta de Análise de Perfil Comportamental DISC e em Assessment. Master Practitioner em Programação Neuro Linguística pelo ISAE/SLADH.