Parcerias, negociações e networking entre 22 países marcam Expo Alemania 2021

Divulgação: AHK Paraná

Maior feira multissetorial da América Latina recebeu 76.036 visitantes

A maior feira multissetorial virtual das AHKs da América Latina, realizada entre 6 e 9 de julho, reuniu mais de 300 expositores e 76.036 visitantes. A iniciativa das Câmaras Alemãs latino-americanas, que incluiu a AHK Paraná, trouxe oportunidades de networking, negócios e acordos comerciais para organizações em busca de parcerias internacionais.

De acordo com o gerente da AHK Paraná, Augusto Michells, a entidade decidiu abrir a possibilidade de interação com as demais câmaras da América Latina. “Vimos na Expo Alemania uma grande possibilidade de oferecer aos associados e também ao público empresarial paranaense mais networking e chances de negociações com empresas dos países vizinhos e também com companhias de matrizes alemãs”, afirma o gerente.

Ainda segundo Michells, essa feira multissetorial permitiu um movimento único, devido à pandemia. “Por meio dessa iniciativa, os associados puderam ser vistos por outras companhias de mais de 22 países,  conheceram potenciais parceiros, fizeram a exposição das suas marcas e apresentaram virtualmente os seus produtos e portfólio de serviços”, relata.

Michells completa que a Expo Alemania representou uma oportunidade ímpar para as empresas tanto do Brasil como do exterior com interesse em expandir as suas ações estrategicamente. Ele destacou, sobretudo, a chance dos países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, aprofundarem o relacionamento com as companhias paranaenses, lembrando que o estado está situado em posição estratégica e é a porta de entrada para Argentina e Paraguai.

“Nada mais oportuno do que estreitar as relações com as câmaras desses países e também com as empresas associadas a elas. A intenção era conseguir alguns contatos de organizações de países do bloco, o que conseguimos. Além disso,agendamos para agosto duas reuniões com entidades da Bolívia e do Peru, o que destaca a relevância estratégica da nossa participação”, conta o gerente.

Durante o evento, empresas associadas à AHK Paraná participaram como expositoras – foi o caso da Roadimex Ambiental Ltda e da GEMÜ – Válvulas, Sistemas de Medição e Controle. O CEO da Gemü e conselheiro da entidade paranaense, Andreas Göhringer, ressalta que, além de criar novas conexões e ajudar a conhecer mais parceiros e potenciais clientes, a Expo Alemania contribuiu para a identificação de novas soluções para otimizar processos na empresa. Ele cita também a oferta das conferências como uma maneira de receber e dividir conhecimento.

“O evento virtual trouxe a oportunidade de nos reunirmos com excelentes profissionais e especialistas de peso de vários países, o que nos proporcionou condições de atualização sobre as melhores práticas e tendências do mercado. Nesses dias da Expo Alemania, recebemos e fizemos contatos para parcerias e compartilhamento de conhecimento com outros profissionais da área industrial que, além de gerar chances de vendas, nos agregam capital intelectual”, diz o CEO da Gemü.

Göhringer completou ainda que a feira corroborou o compromisso da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – AHK Paraná – em aumentar e fortalecer a geração de negócios e intercâmbio de investimentos.