Plantio de mudas faz parte das comemorações aos 50 anos da AHK Paraná

Foto: Divulgação – AHK Paraná

Árvores frutíferas serão plantadas para incentivar a educação alimentar e combater a vulnerabilidade alimentar

Como parte das comemorações aos 50 anos de atividades, a AHK Paraná promoverá, junto ao dia da árvore, 21 de setembro, uma ação de plantio de cinquenta mudas de árvores frutíferas na Escola Municipal Prof. Padre Lotário Welter, em Piraquara. A iniciativa faz parte do propósito da Câmara Brasil-Alemanha em conectar-se aos seus ideais de desenvolvimento sustentável.

No último dia 07, o gerente regional da AHK Paraná, Augusto Michells, acompanhou uma visita técnica à escola, onde foi realizado um processo de reconhecimento do solo. Na ocasião, estiveram presentes a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Cristina Galerani, a diretora da escola, Gisele Schmidt, a nutricionista da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Piraquara, Amanda Sedlmaier, o agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Frederico de Cauduro, e a técnica administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Piraquara, Andrizy Bento.

A construção de hortas comunitárias já era intenção da E.M. Padre Lotário Welter, que, junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a AHK Paraná, viu a oportunidade de contribuir com a comunidade, marcada pela vulnerabilidade alimentar. A diretora da escola, Gisele Schmidt, explica como a ação vai favorecer todo o município de Piraquara: “Nós estamos em uma região carente, em que a fome está assolando as pessoas. Por conta disso, essa iniciativa será muito importante para as crianças e seus familiares, até mesmo para a questão pedagógica. Podemos ensinar matemática e ciências plantando, além de organizar mutirões com as famílias no período de férias e integrar a sociedade, trazendo, inclusive, quem precisa se ressocializar”, afirma. 

A responsabilidade social, uma das temáticas ESG – um dos pilares da Câmara –, é notada fortemente na ação a ser promovida pela AHK Paraná, em conjunto com os órgãos públicos, na escola. A iniciativa contará com outras ações ligadas a causas sociais comunitárias, como, por exemplo, a participação de reclusos durante a atividade de plantio das mudas, cidadãos que estão em processo de reintegração à sociedade. A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Cristina Galerani, explica a importância da promoção de ações multidisciplinares como essa, envolvendo a comunidade:

“Nós precisamos romper esses paradigmas e os estigmas sobre a possibilidade de trazer essas pessoas para perto da comunidade. É muito importante essa ressocialização e integração, e nós podemos contribuir muito nesse processo de reinserção”, explica.

Depois de plantadas, as mudas levarão de três a cinco anos para crescerem. Durante todo esse processo, as crianças vão poder acompanhar o desenvolvimento das frutas, o que significa mais curiosidade e mais vontade de experimentá-las, tornando o processo de cultivo uma experiência de educação alimentar: “Muitas vezes, as crianças não conhecem certos alimentos e, por isso, os recusam. Nós observamos que, quando temos esse cuidado em apresentar o alimento in natura e envolvemos os estudantes nos processos de cultivo e preparo, por meio de atividades de Educação Alimentar (EAN), a aceitação do cardápio melhora muito. Dessa forma, a ação promovida pela AHK Paraná será de grande valia para nossos estudantes, pois, além de contribuir para a aceitação, irá promover o aumento da diversidade de alimentos consumidos diariamente pelas crianças, e o acesso a um cardápio que, muitas vezes, observamos que eles não têm em casa”, explica a nutricionista da escola, Amanda Sedlmeier.

A técnica administrativa da Prefeitura Municipal do Município de Piraquara, Andrizy Bento, complementa: “Ações como essa também colaboram para a conscientização e educação ambiental desde os primeiros anos de formação dessas crianças. Elas já crescem com outro pensamento, entendendo o que é saudável, a relevância da separação dos resíduos, e mensurando também como o pomar é importante para a saúde, para a assistência social e, até mesmo, para o desenvolvimento econômico”.

Durante a ação de reconhecimento do solo, a sondagem validou as boas condições do terreno, que deve servir como modelo para a implantação de outros pomares na região. É o que explica o agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Frederico de Cauduro:

“Prospectamos as condições do terreno e faremos os ajustes necessários para que ele receba as 50 espécies de mudas que poderão alimentar as crianças. O solo foi avaliado física e quimicamente, e foi detectado um sistema florestal que pode ser útil para outras plantações de árvores frutíferas, o que pode ser muito bom para a comunidade.”

A retomada de uma cultura da produção de frutas e, principalmente, de fazer uma cobertura nos quintais, e, também, fazer da escola um espaço para que se possa aprender a cuidar das suas árvores e hortas garantem a segurança alimentar e a preservação ambiental, de acordo com a experiência da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Cristina Galerani.

Para o gerente regional da AHK Paraná, Augusto Michells, a ação de plantio das mudas vai além das atuais comemorações; representa também a criação de raízes fortes para os próximos 50 anos de compromisso com práticas ambientais e de responsabilidade social: “Essa conexão é muito cara à instituição. Plantar cinquenta mudas de árvores frutíferas vai além do simbólico; está ligado aos 50 anos da Câmara aqui no Paraná, mas, sobretudo, ao futuro da organização e ao futuro da nossa população. A ideia é plantar um pomar urbano dentro de uma escola em região de vulnerabilidade social e alimentar a comunidade de um modo que a escola e todo o seu entorno encontrem alimentos orgânicos com o cuidado de várias mãos, incluindo as dos alunos, colaboradores e pais. A ação também tem uma proposta de inclusão social, ao abranger reclusos que estão em processo de reintegração social. Por tudo isso, acredito que é um projeto bastante bonito e que deixará frutos, literalmente, marcantes.”